Podcast da Vivest fala com a Aliança Aberje de Combate às Fake News
Luiz Chinan foi ao Vivecast falar sobre a importância do combate à desinformação
No dia 12 de agosto, Luiz Chinan – jornalista, professor e curador de conteúdo da Aliança Aberje de Combate às Fake News – foi entrevistado pelo Vivecast, podcast da associada Vivest que discute saúde, bem-estar e finanças. No episódio, Chinan contou sobre o que são fake news, como se espalham tão facilmente, como podem afetar a sociedade e como devemos nos preparar para não cairmos nessas armadilhas.
Durante o bate papo com Maria Teresa Carneiro, Gerente Executiva de Marketing e Relacionamento da Vivest, o jornalista discutiu as razões pelas quais as empresas devem ficar mesmo preocupadas com fake news, e listou quatro principais motivos:
- As fake news são capazes de causar abalos morais nos empregados. E funcionários traumatizados, costumam incorrer em acidentes e, assim, em absenteísmo.
- Fake news são capazes de gerar burnout, uma grande carga de estresse. E colaboradores estressados são menos engajados e motivados.
- São capazes de gerar danos aos negócios, com a maledicência sobre produtos e serviços.
- São capazes de arruinar a reputação de uma marca, gerando uma crise de imagem de alto custo.
A Vivest, aliando-se ao combate à desinformação, criou em seu site a seção “Real ou Falso”, para conscientizar sobre o perigo dessas notícias falsas, que afetam a Vivest, assim como tantas outras empresas, e que também podem ser prejudiciais a muitas pessoas.
Confira o podcast na íntegra:
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática