A Aberje é uma associação profissional e científica. Parte de sua missão é a produção de conhecimentos sobre a comunicação empresarial no Brasil. Fundamental nesse processo é a realização de pesquisas junto à nossa base de associados e outras organizações sobre temas de importância estrutural e conjuntural para a área.
Abaixo, a lista com todas as pesquisas realizadas pela Aberje desde 2001.
Associados que quiserem ter acesso a qualquer um dos relatórios, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br
Demais interessados, favor enviar um e-mail para cmr@aberje.com.br, informando nome, instituição, cidade, estado e motivo do interesse.
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A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil 2024 Em sua segunda edição, a pesquisa “A comunicação nos mercados financeiro e de capitais no Brasil” apresenta um retrato da estrutura de comunicação dentro das instituições financeiras, mostrando em que níveis hierárquicos essa estrutura atua, com que tamanho de equipe e quais são os principais processos executados pelas equipes internas e de terceiros. |
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2024 | Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação 2024
Em sua segunda edição, a pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação” teve por objetivo conhecer o atual estado da arte da mensuração e utilização da inteligência artificial nos processos de comunicação e estabelecer as suas relações com a Cultura de Dados presente hoje nas áreas de Comunicação das Organizações. |
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2024 | Tendências da Comunicação Organizacional 2024
Em sua quinta edição, o estudo “Tendências da Comunicação Organizacional” traz um panorama das principais tendências da área de Comunicação das organizações para 2024 e para os próximos anos. Foram abordadas questões sobre o dimensionamento, as características, tecnologias e as principais contribuições da área de comunicação, das organizações que atuam no país. Também foram abordadas as principais metas e delineados os mais importantes desafios que os profissionais da área irão enfrentar em 2024,assim como as principais tendências para a área. |
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2023 | Tendências em Comunicação Interna Como será a CI nas empresas em 2024
Realizada em parceria com a Ação Integrada, a 8ª edição da Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna tem objetivo de entender mais sobre como será a comunicação interna (CI) no país em 2024. Empresas de diversos portes e segmentos participaram do estudo, que por mais um ano apresenta um raio X de nosso mercado. Neste material, profissionais que trabalham diretamente na área dividiram conosco um pouco da sua realidade e dos seus planos, montando um panorama completo sobre a comunicação interna no Brasil. |
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2023 | Comunicador Gestor 2023
A capacidade de gestão do(a) comunicador(a) tem sido cada vez mais requisitada, e valorizada, nas Organizações, na mesma medida em que a Comunicação assume uma posição estratégica nos objetivos de negócio das empresas. Nessa pesquisa foi abordado o papel do(a) Comunicador(a) Organizacional enquanto gestor(a) de pessoas, de recursos e de projetos da comunicação. |
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2023 | Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação 2023
Em sua primeira edição, a pesquisa “Cultura de Dados e Mensuração em Comunicação Empresarial” teve por objetivo conhecer o atual estado da arte da mensuração nos processos de comunicação empresarial e estabelecer as suas relações com a Cultura de Dados presente hoje nas áreas de Comunicação das Organizações. |
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2023 | Tendências da Comunicação Organizacional em 2023
Em sua quarta edição, o estudo “Tendências da Comunicação Organizacional” nos traz um panorama das principais tendências da área de Comunicação das organizações para 2023 e próximos anos Foram abordadas questões sobre o dimensionamento, as características, tecnologias e as principais contribuições, da área de comunicação, das organizações que atuam no país Também foram abordadas as principais metas e delineados os mais importantes desafios que os profissionais da área irão enfrentar em 2023 |
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2023 | Tendências da Comunicação Interna 2023
Realizada em parceria com a Ação Integrada, a pesquisa apresenta um raio X do mercado. Neste material, profissionais que trabalham diretamente na área dividiram conosco um pouco da sua realidade e dos seus planos, montando um panorama completo sobre a comunicação interna no Brasil. |
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2022 | A Comunicação do Agronegócio no Brasil 2022
Na edição de 2022, a pesquisa traz um panorama da estrutura da comunicação empresarial neste setor da economia. Para isso mostra os detalhes a respeito do nível hierárquico, reporte, tamanho da equipe e principais processos de atuação abrangidos, bem como os canais mais utilizados para atingir e dialogar com públicos estratégicos A pesquisa, da mesma forma discorre sobre os maiores desafios da comunicação do agronegócio nos próximos anos, e descreve os principais processos que devem apresentar crescimento de relevância e de investimento. |
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2022 |
A Comunicação da Governança Corporativa Realizada exclusivamente junto ao LiderCom da Aberje, a pesquisa tem como objetivo trazer como está estruturada e como é realizada a comunicação da governança corporativa, um dos fatores ESG, nas organizações no Brasil, gerando insights importantes para planejamento e atuação. |
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2022 | Tendências da Comunicação Organizacional em 2022
Em sua terceira edição, o estudo “O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil” traz um panorama das principais tendências da área de Comunicação das organizações para 2022 e próximos anos. São questões sobre o dimensionamento, características, tecnologias e principais contribuições da área de comunicação das organizações que atuam no país. Também são abordadas as principais metas e delineados os desafios que os profissionais da área irão enfrentar em 2022. |
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2022 | Fake News: Desafios das Organizações
A pesquisa tem por objetivo conhecer a dimensão do problema e os mecanismos que podem contribuir para mitigar a propagação das “Fake News” que não são consideradas ilegais Ela está alinhada às contribuições realizadas pela Aliança Aberje de Combate às Fake News movimento empresarial contra a desinformação iniciativa que busca conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às Fake News, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação publicidade, relações públicas e marketing e os rígidos protocolos jornalísticos de apuração, edição e distribuição. |
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2022 | A Mulher na Comunicação sua força, seus desafios
A segunda edição do estudo “A Mulher na Comunicação sua força, seus desafios”, aborda o perfil pessoal, o perfil profissional e as questões e desafios relacionados ao gênero nas organizações, buscando compreender os desafios da mulher no mercado de trabalho e suas relações profissionais. |
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2022 | Tendências em Comunicação Interna 2022
Realizada em parceria com a Ação Integrada, a pesquisa buscou entender mais sobre como será a comunicação interna (CI) no país em 2022 e apresentar um panorama deste mercado. Os profissionais que trabalham diretamente na área dividiram conosco um pouco da sua realidade e dos seus planos, montando um cenário completo sobre a comunicação interna no Brasil. |
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2021 | A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil
O Estudo teve o objetivo de trazer um panorama da estrutura de comunicação destes setores de negócio, principais processos de atuação abrangidos, seus modelos de gestão e os canais mais utilizados para atingir e dialogar com públicos estratégicos, a percepção do papel estratégico da área pelo board, os maiores desafios nos próximos anos, além das necessidades de desenvolvimento dos profissionais da área. |
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2021 | ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil
A pesquisa foi realizada para mapear a comunicação e as práticas corporativas vigentes nas empresas no Brasil no âmbito dos três pilares ESG (ambiental, social e de governança corporativa). A ideia era explorar as múltiplas interfaces dos três pilares com a comunicação organizacional e as complexas interações entre os diversos agentes envolvidos no tema, dentro de todos os setores do mercado. |
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2021 | Clima Organizacional, Engajamento e Saúde Mental do Profissional da Comunicação
A proposta foi conhecer o nível de satisfação, de engajamento e saúde mental do profissional no mercado de trabalho em sete dimensões organizacionais: Empresa, Qualidade de Vida, Diversidade e Inclusão, Comunicação, Desenvolvimento , Reconhecimento e Recompensa e Liderança. |
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2021 | Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação à realidade brasileira
Com o objetivo de contribuir para a geração de novos conhecimentos para o campo, a Aberje, em parceria com o IoIC – Institute of Internal Communication (Instituto de Comunicação Interna), do Reino Unido, desenvolveu uma tradução e adaptação do “Profession Map”, que mapeia as principais competências e atitudes do profissional de Comunicação Interna na atualidade. |
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2021 | O que esperar da comunicação organizacional em 2021
Em sua segunda edição, o estudo “O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil” pretende trazer um panorama das principais tendências da área de Comunicação das organizações para 2021 e próximos anos. São questões sobre o dimensionamento, características, tecnologias e principais contribuições da área de comunicação das organizações que atuam no país. Também são abordadas as principais metas e delineados os desafios que os profissionais da área irão enfrentar em 2021. |
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2020 | A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil
A 2ª edição do estudo “A Memória Empresarial nas Organizações no Brasil”, realizada pela Aberje em parceria com a Memória da Eletricidade, tem por objetivo entender o status atual dos programas de memória empresarial quanto a sua adoção, estrutura e processos dos programas em empresas atuantes no país. |
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2020 | A Comunicação Não-Violenta nas Organizações
Por ser o tema do ano da Aberje, o inédito estudo “A Comunicação Não Violenta nas Organizações no Brasil”, pretende trazer a visão dos profissionais, em especial da área de Comunicação, quanto às práticas da comunicação não violenta nas organizações em que trabalham, nas dimensões: empresa, liderança, pares e área/equipe e poder, com isso, inspirar as organizações para a prática de uma comunicação mais humanizada e criação de ambientes de trabalho efetivos-afetivos. |
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2020 | A Comunicação Pública na Covid-19
O estudo “A Comunicação Pública na Covid-19”, realizado pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), com o apoio do I’Max, buscou conhecer a percepção dos jornalistas sobre as comunicações oficiais, através de sua opinião quanto a qualidade do fluxo de informação relacionada ao COVID-19 por parte dos Governos Federais, Estaduais e Municipais. |
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2020 | Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional
O estudo “Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional”, pretende trazer um panorama das principais ações e desafios enfrentados pela área de Comunicação e pelas Organizações em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Entre as questões apresentadas, estão o dimensionamento, as características, as tecnologias aplicadas em relação às diversas ações/medidas tomadas pelas Organizações e pela área de Comunicação durante a crise. Também aborda questões relacionadas às tendências e impactos na área de Comunicação dessas organizações. |
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2020 | O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil em 2020
O estudo “O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil em 2020”, pretende trazer um panorama das principais tendências da área de Comunicação das organizações para 2020 e próximos anos. Entre as questões apresentadas, estão o dimensionamento, as características, as tecnologias aplicadas e principais contribuições da área de comunicação das organizações, assim como o orçamento com que trabalharam em 2019. Quanto às tendências, o estudo aborda as principais metas e desafios da área da área para 2020, o envolvimento da área nos processos da organização e o crescimento dos processos de comunicação, os desafios na gestão das pessoas da área e as principais habilidades necessárias para os profissionais e os impactos da evolução tecnológica na área. O estudo ainda traz questões sobre a comunicação social pela organização e a produção interna de conteúdo próprio. |
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2019 | Latin American Communication Monitor – Especial Brasil
O Latin American Communication Monitor, LCM 2018-2019, realizado de modo comjunto pela Euprera – European Public Relations Education and Research Association –, pela Fundacom e pela Aberje, explora as práticas atuais e o desenvolvimento futuro da comunicação estratégica nas organizações, incluindo agências de comunicação, na América Latina. Pela primeira vez os resultados brasileiros são publicados separadamente, em um relatório produzido pela Aberje e Euprera, o LCM – Especial Brasil, onde foram considerados apenas os participantes que atuam no Brasil, totalizando 296 profissionais, ou 25% dos integrantes do LCM 2018-2019. |
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2019 | A Comunicação Interna nas Organizações no Brasil 6ª edição – Revisada e Ampliada
O objetivo da pesquisa é mapear as práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna. As questões abordadas refletem o status desta interface de Comunicação nas empresas, a estrutura das equipes, a formação dos gestores, os meios de comunicação mais utilizados, os investimentos na área, além de comparar aos resultados obtidos em estudos anteriores. |
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2019 | Panorama das Agências de Comunicação no Brasil
A pesquisa visa apresentar o perfil, a estruturação, a organização e as tendências em comunicação das agências. O mapeamento define realidades como a participação da agência em redes de afiliadas ou atuação independente, processos de fusões e aquisições, tempo de atuação, número de funcionários, forma de contratação da equipe, processos oferecidos aos clientes, inovações tecnológicas incorporadas, os desafios dos próximos 12 meses, as áreas de maior crescimento no ano anterior e para o próximo ano, os desafios das agências para comunicar se com o mercado contratante e os meios utilizados para esta promoção. Também estão presentes os métodos de recrutamento, as dificuldades na busca por talentos, as habilidades mais relevantes para executivos de comunicação e os critérios utilizados para avaliar a eficácia das atividades da agência. |
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2019 | Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil – Empresas/ Empregados
A pesquisa traça um panorama da estrutura e programas voltados para o tema implementados pelas organizações brasileiras, abordando tópicos como a existência de programas formais nos temas, os tipos de diversidade abrangidos, as justificativas de negócio para a implementação, responsabilidades de gestão e disseminação, comitê formal e grupos de afinidade, as formas de monitoramento de eficácia das políticas e ações, os canais para denúncias a violações, atividades de treinamento e conscientização e principais barreiras em relação à estratégia para a área. |
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2019 | A Comunicação do Agronegócio no Brasil
Essa pesquisa buscou analisar estrutura de comunicação deste setor de negócio, enfocando questões como o nível hierárquico, reporte, tamanho da equipe, principais processos de atuação abrangidos pela equipe interna e por contratação de fornecedores, modelo de gestão em comunicação e motivos de contratação de terceiros, terceiros, também quais são os canais mais utilizados para atingir e dialogar com públicos estratégicos, a percepção do papel estratégico da área pelo board , os maiores desafios nos próximos anos, principais processos de comunicação que devem apresentar crescimento de relevância e investimento, o uso de inovações tecnológicas nos trabalhos e quais as necessidades de desenvolvimento profissional. |
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2019 | A Sustentabilidade/Responsabilidade das Organizações no Brasil – Empresas/Imprensa/ONGs
No intuito de identificar os programas voltados para o tema implementados pelas organizações brasileiras na área de responsabilidade social, a pesquisa questionou a prioridade do tema na agenda corporativa, a existência de programa formalizado e publicado, principais objetivos com a implantação de políticas na área, as áreas potenciais de concentração de atenção e investimento, os grupos influentes na agenda e métodos utilizados para identificar as linhas de atuação preferenciais. Além disso, o estudo ainda abordou questões sobre trabalho de redução de impacto ambiental, a participação no Pacto Global, o uso dos parâmetros das ODS’s e as principais barreiras para implantação de projetos de sustentabilidade. |
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2018 | Perfil da liderança em Comunicação no Brasil
A Aberje, através da pesquisa tem por objetivo conhecer as principais características do profissional que exerce cargo de liderança na área de Comunicação, no âmbito dos aspectos profissionais, de liderança, pessoais e de estilo de vida. |
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2018 | Perfil da liderança em Comunicação no Brasil – Millenials
Recorte da pesquisa acima, com foco exclusivo nos profissionais pertencente a geração Millennial, que é constituída por nascidas(os) entre os anos de 1982 e 2000, e que exercem cargos de liderança. |
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2018 | Imagens da Mobilidade
A pesquisa Imagens da Mobilidade é uma das ações do Lab de Comunicação para Mobilidade Aberje, apresentado pela GM, com apoio da CCR. Com o objetivo de identificar os principais desafios em relação à mobilidade urbana, a pesquisa entrevistou dois grupos distintos: os transporteiros (responsáveis pelo planejamento e operação da mobilidade de São Paulo e especialistas na área) e formadores de opinião em mobilidade (jornalistas, comunicadores, especialistas e influenciadores). O estudo analisou a visão de cada grupo em relação às questões da mobilidade urbana no Brasil. |
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2018 | Panorama sobre Ética e Transparência nas Organizações: contexto, conceito, estratégias e práticas comunicacionais
A pesquisa busca identificar a preocupação e o investimento em gestão e comunicação ligados a compliance (ética e transparência) como pontos orgânicos na estratégia de negócios e de relacionamento. Ao mesmo tempo, propõe-se a traçar um panorama de abrangências e responsabilidades e a detectar a relevância das interfaces comunicacionais neste espectro. |
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2018 | Fake News: Desafios das Organizações
“Fake news” representa um conceito ainda não totalmente bem definido, que engloba diferentes tipos de desinformação, como a falsa representação da realidade ou a distorção dos fatos. A pesquisa tem por objetivo conhecer a dimensão do problema e os mecanismos que podem contribuir para mitigar a propagação das “fake news”. |
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2017 | Comunicação e mobilidade: perspectivas profissionais e corporativas
Como parte da segunda temporada do Lab de Comunicação para Mobilidade – mantido pela Aberje e GM – o estudo tem como objetivo identificar hábitos relativos à mobilidade urbana, assim como sistematizar as informações sobre as iniciativas empresariais orientadas para a mobilidade urbana e o papel da comunicação nesse cenário. |
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2017 | Eleições 2018. Perspectivas da Comunicação Organizacional.
O objetivo da pesquisa é avaliar as preocupações das organizações e da área de Comunicação em relação ao processo eleitoral brasileiro, definido para o ano de 2018, em especial no que tange à sucessão presidencial. |
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2017 | A Mulher de Comunicação: Sua força, Seus desafios
O intuito da pesquisa era compreender os desafios da mulher no mercado de trabalho é fundamental para um questionamento mais profundo sobre as relações profissionais. |
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2017 | Clima Organizacional e Engajamento do Comunicador
Essa pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer o nível de satisfação e de engajamento do profissional no mercado de trabalho é importante para um questionamento mais profundo sobre as relações profissionais. |
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2016 | Desafios dos Profissionais de Comunicação Corporativa
A pesquisa visa identificar os principais desafios da área junto a profissionais da área de comunicação corporativa. |
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2016 | Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2016*
Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela Aberje *Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br |
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2015 | Estudo sobre a Comunicação na Crise Hídrica no Brasil
A pesquisa teve como objetivo identificar o planejamento e as práticas adotadas pelas organizações em relação ao uso racional e à redução efetiva do consumo de água, antes e durante a abordagem da escassez pelos órgãos governamentais e canais de imprensa, bem como detectar as projeções futuras. |
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2015 | Panorama sobre Ética e Transparência nas Organizações: contexto, conceito, estratégias e práticas comunicacionais
A pesquisa buscou investigar se a preocupação e o investimento em gestão e comunicação ligados a ética, compliance e governança corporativa são pontos orgânicos na estratégia de negócios e de relacionamento ou estão condicionados ao clima de investigação em andamento no Brasil. Ao mesmo tempo, buscou traçar um panorama de abrangências e responsabilidades e a detectar a relevância das interfaces comunicacionais neste espectro. |
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2015 | Tendências na Comunicação Corporativa no Brasil
Esta pesquisa busca traçar um panorama de focos de atuação e de investimento em diversos campos da informação e do relacionamento com públicos estratégicos para os próximos três anos. Também procura identificar os processos intervenientes no planejamento da área e na reputação da organização, assim como a contribuição da comunicação nas decisões de negócio. |
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2014 | Espaços corporativos em redes sociais digitais e processos de colaboração nas organizações: realidade no Brasil
Esta pesquisa busca traçar o cenário de interatividade organizacional com públicos estratégicos a partir de plataformas sociais digitais, com vistas a identificar os efeitos do uso de tecnologia para processos colaborativos mais eficazes, e os entraves neste panorama. |
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2014 | Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2014*
Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios, vigentes no mês de Outubro de 2014, para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela Aberje. *Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br |
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2013 | Perfil do Profissional de Comunicação Corporativa no Brasil
Esta pesquisa tem como objetivo o conhecimento de aspectos ligados às vidas pessoal, acadêmica e de trabalho de profissionais alocados em atividades de Comunicação Corporativa no Brasil, a partir da base de relacionamento das entidades Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Abracom – Associação Brasileira de Agências de Comunicação. |
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2013 | Ranking de diálogo e engajamento das maiores empresas do Brasil no Facebook
Pesquisa realizada pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial entre as 50 maiores companhias do país segundo ranking da Revista Exame. A análise foi feita em páginas institucionais disponíveis nesta plataforma de rede social digital no período de janeiro a março de 2013. Foram apontados índices de diálogo e de engajamento. |
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2012 | Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2012*
Esse estudo apresenta os valores *Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br |
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2012 | Estudo sobre o mercado fornecedor de comunicação
Este estudo tem como objetivo o mapeamento das práticas adotadas pelas empresas quanto a contratação de fornecedores de serviços de Comunicação em seus diversos processos, assim como o nível de satisfação em relação à prestação desses serviços pelas contratadas. |
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2012 | Pesquisa Comunicação Interna 2012
Este estudo tem como objetivo o mapeamento das práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna |
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2010 | Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2010*
Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios, vigentes no mês de Junho de 2012, para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela Aberje. *Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br |
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2008 | Comunicação corporativa nas organizações 2008
Estudo sobre a “Comunicação Corporativa nas organizações”, apresentando dados relevantes sobre as características atuais da comunicação nas grandes empresas. A pesquisa, divulgada na revista “Valor Setorial – Comunicação Corporativa”, na edição de 08 de outubro de 2008, dia da Comunicação Empresarial, é a maior já realizada em âmbito nacional. |
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2008 | Estudo de Remuneração 2008: Comunicação Organizacional*
Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios, vigentes no mês de Maio de 2008, para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela ABERJE. *Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br |
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2008 | Sustentabilidade e a presença na mídia
Análise da cobertura do tema Sustentabilidade na mídia nacional. Buscou-se identificar as principais matérias publicadas no período de 15 de fevereiro a 15 de maio de 2008 nas mídias impressas de grande impacto, por suas tiragens e distribuição nacional. |
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2008 | Sustentabilidade: Comunicadores Empresariais e do Congresso Nacional Juntos Pela Transformação
Pesquisa junto a profissionais da área de comunicação do Congresso nacional e de Empresas sobre o tema da sustentabilidade. |
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2007 | Desafios na Comunicação da Ação Social Privada (GIFE)
Em parceria com o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas –, a Aberje realizou uma pesquisa sobre os desafios na Comunicação da ação social privada. A parceria foi constituída com o objetivo de gerar conhecimento que contribua com a qualificação e aprofundamento da comunicação produzida em torno da ação sócio-econômico-ambiental de empresas, fundações e institutos de origem privada. |
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2007 | Estudo de Remuneração 2008: Comunicação Organizacional*
A Aberje, em parceria com a DMR Consulting, realizou um estudo de remuneração para cargos de Comunicação, a partir de 120 empresas de todo o país. *Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br |
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2007 | Pesquisa Comunicação Interna 2007 – Dados Comparativos: 2002, 2005 E 2007
Esta pesquisa tem o objetivo de mapear os avanços na área e comparar dados com as pesquisas sobre o mesmo tema, realizadas em 2002 e 2005. É, portanto, a rodada sobre Comunicação Interna de 2007. Os aspectos abordados enfocam o status da Comunicação nas empresas, a estrutura das equipes, a formação dos gestores, os meios de comunicação mais utilizados, além de investimentos na área. |
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2006 | Pesquisa de Opinião: Mulher na Comunicação Corporativa 2006
Com o apoio da Avon, a Aberje realizou uma pesquisa de opinião sobre sustentabilidade com mulheres da área de comunicação, e ouviu 114 profissionais em 110 empresas de todo o país. |
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2006 | Pesquisa de Opinião: Mulher na Comunicação E Sustentabilidade
A Aberje realizou uma pesquisa com mulheres da Comunicação Corporativa, e ouviu 101 profissionais da área em 101 empresas de todo o País. |
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2005 | Pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa 2005
O objetivo da pesquisa é mapear o papel das mulheres na área de Comunicação Corporativa. |
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2005 | Pesquisa Comunicação Interna 2005
O objetivo é identificar as práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna |
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2002 | Pesquisa Comunicação Interna 2002
A Aberje realizou o maior estudo sobre o perfil da Comunicação Interna brasileira até então. |
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2001 | Pesquisa Comunicação Corporativa 2001
O objetivo da pesquisa é mapear as práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna. |
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2001 | Pesquisa Comunicação Interna 2001
Estudo pioneiro sobre as características da comunicação nas grandes empresas. |