Paulo Nassar e Hamilton dos Santos em artigo na Folha de S.Paulo: “A liberdade de imprensa fortalece os negócios”
A editoria Opinião da Folha de S.Paulo de hoje (dia 11 de junho) publicou artigo assinado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, e Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje e doutorando de Filosofia na FFLCH-USP. Intitulado “A liberdade de imprensa fortalece os negócios”, o texto relaciona a liberdade de imprensa à verdade, gerada pela informação correta. “Para uma empresa crescer precisa lidar com a realidade e não há melhor meio de alcançar a verdade do que uma informação correta”, diz um trecho logo no início.
O artigo lembra dos tempos em que muitas empresas lucravam com a manipulação de informações. “O desrespeito à verdade deslegitima presença no mercado e na sociedade (…) A verdade emancipa. Tem valor e ético e econômico”, ressalta. “A empresa que comunica a verdade mostra responsabilidade, ganha em reputação e consegue confiança”.
Nassar e Santos enfatizam que imprensa livre e isenta gera relações construtivas. “Permite uma competição honesta, num jogo “ganha-ganha” para empresas, fornecedores, consumidores, comunidades e cidadãos. Favorece a inovação e promove qualidade. A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), integrada pelas maiores empresas que atuam no Brasil, defende a plena liberdade de imprensa, até porque o conceito de liberdade só vale, mesmo, quando incorpora o de responsabilidade”.
Leia o artigo na íntegra aqui
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em parceria com Pacto Global da ONU, Aberje realiza workshop Missão COP30 para comunicadores
- Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG explora desafios e oportunidades da Comunicação Interna
- Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemãoLeila Gasparindo Radar Employer Branding: a marca empregadora sob a ótica da comunicação integradaCarina Almeida Paris 2024: Um novo pódio para a diversidadeElizeo Karkoski A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional