EVENTOS
Muito além do media training: O porta-voz na era da hiperconexão
SOBRE
Quando a sociedade começou a cobrar posicionamento das empresas, além da simples produção e venda de mercadorias, muitos profissionais de comunicação passaram a se dedicar ao treinamento de interlocutores. Assim, diretores e presidentes de grandes companhias passavam por media trainings para serem legitimados como “porta-vozes oficiais”. Essa necessidade continua presente, mas, numa era diferente da informação, quase todo funcionário da empresa, independentemente da hierarquia, pode ter seu momento de “porta-voz”. Neste novo contexto, o media training não pode mais ser algo ferramental, mas um processo que faz parte da transformação das instituições e do seu posicionamento na sociedade. Essa é apenas uma das reflexões que traz a obra que Patrícia Marins e Miriam Moura iniciaram em 2015, com entrevistas, dados e muita experiência de quem já atua há décadas na capacitação de mais de 12 mil porta-vozes e líderes de todas as áreas. Neste livro elas compartilham suas experiências, aprendizados, técnicas, ações e estratégias essenciais para quem trabalha com comunicação corporativa.
PALESTRANTES
Miriam Moura
Consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação
Jornalista com larga experiência na cobertura política em Brasília, junto ao Congresso, ao governo e ao Judiciário, é consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, desenvolve projetos especiais em curadoria de conteúdo e capacitações de comunicação. Já treinou mais de 5 mil gestores e lideranças-executivas. Trabalhou como repórter especial e em funções de chefia nas redações dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Foi assessora de comunicação em tribunais superiores e órgãos do Judiciário. Professora de Relações Públicas e Diplomacia no Instituto Rio Branco (MRE). Formada em Comunicação Social pela PUC-RS (Famecos) e com cursos de especialização em jornalismo.
Patrícia Marins
Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press
Gestora de crises de alto risco reputacional, construiu a carreira profissional como jornalista, empreendedora e executiva do mercado de comunicação corporativa. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, lidera uma equipe de 200 pessoas. Diretora da Associação Brasileira das Agências
de Comunicação (Abracom), palestrante e ministrante de treinamentos de comunicação, já treinou mais de 6 mil porta-vozes. Professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco (MRE), cursou Comunicação no Serviço Público na Universidade George Washington e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Conquistou o Sabre Awards na categoria
Imagem Corporativa e mais de 20 Prêmios Aberje.Paulo Nassar
Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da ECA-USP
Doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela Fundacom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).