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A arte como plataforma de comunicação

gratuito onlinequinta, 01/01/197000:00 às 00:00INSCREVA-SE

SOBRE

A associação entre arte e comunicação remonta os primórdios da humanidade e da construção de um conceito de sociedade. Mas por mais antiga que seja essa relação, ela não deixa de ser uma tendência para o futuro de marcas que pretendem ligar suas imagens a iniciativas culturais que possam promover conteúdo. Neste painel digital, a Aberje reúne organizações e profissionais de comunicação para a apresentação de cases e um debate sobre as tendências da arte como plataforma de comunicação.

 

 

  • Ana Gonçalves Magalhães

    Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP)

    É historiadora da arte, professora livre-docente, curadora e, atualmente, diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP). É pesquisadora em arte do século 20. Foi curadora de várias exposições no MAC USP, de arte moderna e arte contemporânea, além de ter sido consultora curatorial de mostras no Brasil e no exterior. Foi professora convidada em universidades no exterior, e pesquisadora convidada do Getty Research Institute, em Los Angeles, na Califórnia (2016) e na Bibliotheca Hertziana – Instituto Max Planck de História da Arte, em Roma, na Itália (2019).  Na investigação do acervo de arte moderna internacional do MAC USP, ela vem se dedicando ao estudo das obras de arte moderna italiana de seu acervo e sua relevância para o meio artístico brasileiro nas décadas de 1940 e 1950, cuja pesquisa foi apresentada nas exposições Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana do entreguerras (MAC USP, 2013) e Italiani sull’Oceano. Storie di artisti nel Brasile moderno ed indigeno alla metà del ‘900 (Museo delle Culture, Milão, 2016).  Em 2018, curou a exposição Boccioni: Continuidade no espaço no MAC USP, na qual novas evidências sobre a história material da obra-prima de Boccioni foram apresentadas e agora serão publicadas em livro, pela Edusp. Pela sua pesquisa com a coleção de arte moderna italiana do MAC USP, foi condecorada Caveliere dell’Ordine della Stella d’Italia, pelo gabinete da Presidência da República Italiana em 2019.  Mais recentemente, foi curadora, junto com sua colega Helouise Costa, da exposição Regina Silveira: Outros paradoxos (em cartaz no MAC USP), e da exposição Lugar Comum (em colaboração com Marta Bogéa, Helouise Costa, os artistas selecionados e curadores convidados), também em cartaz no MAC USP. Coordenou o Grupo de Pesquisa CNPq Arquivos de Museus e Pesquisa (2010-2017), com realização de seminários bienais e publicações, e o simpósio internacional Futuros possíveis: arte, museus e arquivo digital, em colaboração com Giselle Beiguelman (2012), com publicação do livro homônimo (Edusp, 2014). Foi também coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas da arte do século XX, cujo resultado foi a exposição Projetos para um quotidiano moderno no Brasil, 1920-1960, em cartaz no MAC USP. Atualmente, coordena o Projeto Temático Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento (2017-2023), financiado pela FAPESP, e o Grupo de Pesquisa CNPq Histarthe – História(s) da arte: historiografia e epistemologia.

  • Mário Henrique Costa Mazzilli

    Diretor Superintendente do Instituto CPFL

    Responsável pelo programa Café Filosófico CPFL e pela formulação da estratégia e gestão dos investimentos sociais, esportivos e culturais do Instituto CPFL e de sua integração à Plataforma de Sustentabilidade da CPFL Energia e à política de ESG do grupo. Experiência comprovada em gestão do terceiro setor, responsabilidade social corporativa, gestão cultural e educacional e comunicação empresarial. Profissional sênior com experiência adquirida em grandes empresas privadas e instituições públicas, como o Itaú Cultural, Frankfurt Book Fair (Alemanha), Editora Globo, Gazeta Mercantil, jornal O Globo, Rede Bandeirantes de Televisão, Ministério de Ciência e Tecnologia. Foi Diretor de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. Experiência na Governança de organizações culturais e artísticas do Terceiro Setor: Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP e coordenador do seu Comitê de Governança; Membro do Conselho de Administração da Cinemateca Brasileira; Ex- membro do Conselho Deliberativo do Centro Universitário Maria Antonia da USP; Ex-presidente do Conselho de Administração do Instituto Pensarte, organização social responsável pela gestão do programa estadual de ópera do Theatro São Pedro (SP). Sociólogo graduado pela Universidade de São Paulo-USP, com Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

  • Isabel Amorim

    Superintendente executiva do Ecad

    É superintendente executiva do Ecad desde 2019. Antes disto trabalhou em grupos de mídia internacionais como The New York Times e El Pais e em empresas nacionais como as editoras Abril e Globo. Administradora de empresas com MBA pela Business School São Paulo e Rotman School, pós-graduada em comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP e Gestão pelo Instituto Empresa de Madrid, Isabel é também fellow do CDDRL (Center on Democracy, Development and the Rule of Law) de Stanford e participa de conselhos de organizações e associações desde 2015.

  • Cláudio Mattos

    Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

    Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo desde 2019, é natural de Fortaleza. Antes de mudar para São Paulo esteve à frente da programação do CCBB Brasília. No Banco do Brasil, trabalhou nas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Corporate Banking. É graduado em administração e tem pós-graduações em marketing, comunicação e artes visuais.

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