EVENTOS
III Fórum Comunicação Corporativa – 2022
SOBRE
O ambiente empresarial nunca esteve isento dos debates presentes na sociedade. Mas agora esse envolvimento mudou significativamente de intensidade. A polarização política, o debate racial, a reflexão identitária, a guerra cultural e as fake news são alguns exemplos dos temas que atracaram na pauta corporativa e exigem cada vez mais atenção das organizações e de seus comunicadores. Se por um lado é possível conviver socialmente com àqueles que você concorda, por outro, as empresas resistem como um ambiente extremamente plural, nos mais amplos sentidos – étnico, cultural, sexual, ecológico, etário, nos estilos de gestão e aspectos do empreendedorismo.
Neste contexto, a comunicação emerge com uma importância absoluta, em um papel que exige ouvir, refletir e aconselhar sobre os caminhos que as empresas devem tomar. Sem evitar o conflito ou varre-lo para debaixo do tapete, utilizando o diálogo como ferramenta principal de seu ofício e sem a ilusão de que existirá um consenso pleno, a comunicação e os comunicadores são os principais atores na construção de pontes que consigam criar um ambiente em que todos esses pluralismos possam existir de forma democrática.
O III Fórum de Comunicação Corporativa Aberje/Valor terá como tema geral as “A Comunicação na construção de pontes para impulsionar os negócios: como se preparar para o conflito, promover o diálogo e trabalhar o consenso”.
21/09/2022 – Como lidar com os conflitos na era da desinformação: https://www.youtube.com/watch?v=2DRaPtBWmL4
23/09/2022 – Pluralidade e escuta: o novo diálogo corporativo https://youtu.be/wjjpkca2Pkc
PROGRAMAÇÃO
21/09/2022 - 12h00 Como lidar com os conflitos na era da desinformação
-
Ana Laura Sivieri
Diretora Global de Marketing & Comunicação Corporativa da Braskem
-
Leandro Conti
Diretor Sênior de Comunicação e Marketing & Relações Externas na Hotmart
-
Pâmela Vaiano
Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco
-
Thyago Mathias
Diretor-geral LLYC Brasil
-
23/09/2022 - 12h00 Pluralidade e escuta: o novo diálogo corporativo
-
Ana Julião
Gerente geral da Edelman Brasil e CEO da Zeno São Paulo
-
Eleni Gritzapis
Diretora de Assuntos Coprorativo para a Dow na América Latina
-
Marcelo Lyra
VP de Comunicação, Relações Institucionais e ESG na Acelen
-
Raquel Ogando
Diretora Global de Sustentabilidade e Reputação da BRF
-
28/09/2022 - 12h00 CEO Influenciador: riscos e vantagens
-
Chieko Aoki
Fundadora e presidente da Blue Tree Hotels
-
Edvaldo Vieira
CEO da Amil
-
Teresa Vernaglia
CEO da BRK Ambiental
-
Luiz Sérgio Vieira
CEO na EY Brasil
-
Ana Julião
Gerente geral da Edelman Brasil e CEO da Zeno São Paulo
Tem cerca de 30 anos de experiência no mercado de comunicação. Na Edelman desde 2014, exerceu a função de vice-presidente, liderando o escritório do Rio de Janeiro por cinco anos. Em junho de 2019, se tornou GM da Edelman Brasil. Ao longo da carreira, desenvolveu, liderou e executou projetos de comunicação que ajudaram empresas privadas e públicas a promoverem e protegerem sua reputação junto a diversos interlocutores: consumidores, empregados, governo, imprensa e influenciadores. Já trabalhou para marcas como Avon, Bradesco Seguros, Booking.com, Chevron, Enel, Grupo Boticário, Petrobras, Shell, Vale, entre outras empresas globais e nacionais de diferentes segmentos. Liderou equipes e desenvolveu projetos de visibilidade global, como o planejamento estratégico de Comunicação dos Jogos Rio 2016 e a coordenação de comunicação da Rio+20. Iniciou a carreira como jornalista, passando por veículos como O Globo, Folha de S. Paulo e Jornal do Commercio. Antes da Edelman, trabalhou por 16 anos na In Press Porter Novelli. Formada em Comunicação Social, com MBA em
Marketing.Ana Laura Sivieri
Diretora Global de Marketing & Comunicação Corporativa da Braskem
Responsável pela gestão da Reputação, Planejamento, Branding, Publicidade, Patrocínios, Mídias Sociais e Comunicação Interna. Apaixonada por materializar o propósito das marcas nas ações de comunicação já atuou em cartões de crédito, agências de marca & design e de marketing internacional. Formada em administração de empresas com MBA em Marketing pela ESPM, e cursos na Fundação Dom Cabral, Aberje/Syracuse em Nova York, Hyper Island em Estocolmo e Insead na França.
Chieko Aoki
Fundadora e presidente da Blue Tree Hotels
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo(USP), com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Hotelaria na Cornell University, nos Estados Unidos. Trabalhou em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Ásia e Europa, como presidente da rede Caesar Park e como vice chairman da Westin, uma das mais tradicionais redes hoteleiras dos Estados Unidos. Participa de diversas Organizações e de Conselhos, tais como: Vice-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Membro do Conselho da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Membro do Conselho do Japan House São Paulo, Membro do Conselho do Hospital Santa Cruz, Academia Brasileira de Eventos, Academia Brasileira de Marketing, Grupo Líderes Empresariais (LIDE) e Grupo Mulheres do Brasil. Seu hobby é ler, assistir filme e cantar no karaokê.
Edvaldo Vieira
CEO da Amil
CEO da Amil, empresa onde atua desde 2016. Antes de assumir a posição, atuou como chief operating officer e diretor executivo de Operações e Customer Services da Amil, liderando as áreas clínica e de gestão de rede credenciada, centrais para o negócio da companhia. Sua trajetória profissional também conta com importantes passagens pelos setores de Seguros e Finanças em empresas como Metlife, HSBC e Citibank. Edvaldo é bacharel em Administração pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN), com especializações pelo Ibmec/Insper, INSEAD, Fundação Getulio Vargas e Dom Cabral.
Eleni Gritzapis
Diretora de Assuntos Coprorativo para a Dow na América Latina
Possui mais de 25 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Advocacy, Relações Insitucionais e Prevenção e Gerenciamento de Crises. É formada em Jornalismo, com pós graduação em Relações Públicas e Comunicação Organizacional pela USP e especializações na Said Business School/University of Oxford, Kellog School of Management e Columbia University. Durante sua carreira, atuou em passagem por agências e empresas nos segmentos B2B e B2C.
Leandro Conti
Diretor Sênior de Comunicação e Marketing & Relações Externas na Hotmart
Diretor Sênior de Comunicação e Marketing & Relações Externas na Hotmart, empresa global de tecnologia focada na Creator Economy (Economia Criativa). Possui mais de 20 anos de experiência em comunicação estratégica e assuntos corporativos, trabalhando em posições de liderança em empresas multinacionais como UnitedHealth Group, Syngenta, Bayer, Philip Morris e Nextel. Leandro é graduado em comunicação pela Universidade Metodista do Brasil.
Marcelo Lyra
VP de Comunicação, Relações Institucionais e ESG na Acelen
Atua há mais de 25 anos nos setores petroquímicos, de mídia e comunicação e em holdings com atuação multisetorial. Foi vice-presidente e diretor de empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de relações institucionais, sustentabilidade, comunicação e de negócios. Tem ampla experiência em gestão de crise e reputação corporativa, construção de marcas, estratégias de posicionamento institucional, competitividade setorial e ambientes regulatórios. Lyra é formado em Engenharia Eletrônica com ênfase em Telecomunicações e tem pós-graduação em General Management pela Harvard Business School.
Pâmela Vaiano
Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco
É jornalista e atua há quase 20 anos em comunicação corporativa. Desenvolveu sua carreira em multinacionais de saúde, como Novartis, Johnson & Johnson e GSK, onde liderou projetos de reputação, relacionamento com stakeholders, advocacy e responsabilidade social, impactando no cuidado de pacientes, no Brasil e na América Latina. Há quase quatro anos, mergulhou no universo das start-ups, fazendo da comunicação uma alavanca de engajamento com a comunidade. Depois de liderar a comunicação da 99, foi Diretora de Comunicação da Unico IDtech. Pâmela é pós-graduada em Globalização e Cultura, pela FESPSP; possui MBA em Gestão e Economia Corporativa, pela FIPE; e especialização em Economia e Gestão pela Universidade Pierre Mendès, na França.
Raquel Ogando
Diretora Global de Sustentabilidade e Reputação da BRF
Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, gestão de Reputação e Sustentabilidade, faz parte do time de lideranças da BRF desde 2018, sendo responsável atualmente por essas áreas e também pelo Instituto BRF. Atua como diretora na ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e mentora de jovens mulheres. É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, possui especialização em Administração pela FGV e em Gestão para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral.
Teresa Vernaglia
CEO da BRK Ambiental
Atuou por mais de 25 anos em posições de liderança em empresas multinacionais na área de infraestrutura de telecomunicações e energia. Em maio de 2017, tornou-se CEO da BRK Ambiental, uma das maiores empresas privadas do setor de saneamento no Brasil. É Porta Voz da Rede Brasileira do Pacto Global para Água e Saneamento, ODS 06. Também é presidente do conselho da ABCON (Entidade das empresas privadas de saneamento), Membro do conselho Consultivo da ABDIB, do Conselho de Líderes do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), do Conselho Curador do Instituto Trata Brasil. Foi eleita “Executiva do Ano” pela Revista Exame em 2020 e “Executiva de Valor” no setor de infraestrutura pelo Jornal Valor Econômico em 2021 e 2022.
Thyago Mathias
Diretor-geral LLYC Brasil
Especialista em comunicação estratégica e advocacia para indústrias e mercados altamente regulamentados, Thyago tem mais de 18 anos de experiência em projetos desenvolvidos no Brasil e na América Latina e o reconhecimento de cerca de 20 prêmios nacionais e internacionais. Reúne experiências tanto no setor público (na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e no Governo Federal por meio da área de consultoria e projetos da Fundação Getúlio Vargas) quanto em algumas das maiores empresas de mídia do Brasil (como a TV Globo e o portal UOL). Na LLYC, atuou por mais de 6 anos nas áreas de advocacia, assuntos regulatórios, reputação e gestão de crises, entre 2013 e 2020, quando também participou do processo de abertura das operações da empresa em São Paulo. Thyago é formado em Jornalismo pela PUC-Rio e em Direito pela Unirio, com especialização em Relações Internacionais (PUC-Rio) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Fluente em português, inglês e espanhol, com conhecimento profissional de francês e árabe.
Luiz Sérgio Vieira
CEO na EY Brasil
Iniciou na EY em 1992, onde destacou-se pela capacidade de inovar e desenvolver equipes de alta performance. Em 2016, tornou-se o CEO da EY no Brasil. Desde então, Luiz tem conduzido um amplo programa de inovação e transformação digital da firma, o que nos tem permitido ampliar e integrar um amplo portfolio de soluções para melhor atender as necessidades atuais e futuras dos nossos clientes. Antes de assumir a presidência, passou por várias áreas da firma, tendo iniciado sua carreira em auditoria e se especializado em consultoria tributária internacional, onde assessorou grandes empresas nacionais e multinacionais em temas diversos, tais como planejamento e compliance tributário, fusões e aquisições e restruturação societária. Em posições anteriores, liderou a prática de International Tax Services e foi vice-presidente de Mercados para a América do Sul. Também atuou no escritório da EY em Nova York por quase três anos, integrando o Latin American Business Center – Brazilian Tax Desk, e foi coautor de publicações, artigos e livros relacionados a direito tributário. É formado em Direito e Contabilidade, com cursos internacionais de especialização ministrados pelo INSEAD, Kellogg School of Management e Harvard. Luiz é também palestrante frequente em conferências e seminários internacionais da EY em diversos países.