EVENTOS
Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa
SOBRE
O jornal Valor Econômico e Aberje apresentam uma série de eventos digitais para discutir a reinvenção da Comunicação Corporativa no mundo transformado pela pandemia.
A comunicação tem se mostrado essencial às empresas durante este período, seja na elaboração de novas estratégias, na relação com a sociedade, no processo de adaptação digital ou no exercício do papel social das organizações. A partir destes aspectos, o Fórum traz diversas vozes do cenário corporativo e social para debater como as mudanças impostas pela pandemia se incorporarão nas relações das empresas e nas estratégias dos negócios.
O evento será transmitido pelos perfis da Aberje no Youtube, Linkedin e Facebook.
Cristiana Xavier de Brito (mediadora)
Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para América do Sul
Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para América do Sul, onde atua há 6 anos, a executiva Cristiana Xavier de Brito responde pelas áreas de Comunicação Corporativa, Relações Governamentais, Sustentabilidade e a Fundação Espaço Eco, mantida pela empresa. Integra o Comitê Executivo para América do Sul e faz parte do time Liderança Global de Relações Institucionais da companhia. Cristiana acumula mais de 25 anos de experiência em Relações Públicas, Marketing e Sustentabilidade e em 2018 publicou o livro “Mulher Alfa”, sobre Liderança Feminina com intuito de promover diversidade e inclusão. Antes de ingressar na BASF, passou por empresas nacionais e multinacionais: HP, Klabin e SAP. A executiva é membro do Conselho Consultivo da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, da Fundação Espaço ECO e da Aberje.
Hélio Muniz
Diretor de Relações Institucionais, Comunicação, Diversidade e Sustentabilidade da Via Varejo
Helio Muniz é carioca, jornalista com MBA em Marketing pela USP e especialização em gestão de crises pela IATA. Conta histórias, para leitores e stakeholders, há mais de 30 anos. Foi das redações do Jornal do Brasil e do Globo e, já na comunicação corporativa, trabalhou na TV Globo, Gol, McDonald’s, Avon, e Kroton. Hoje é diretor de Relações Institucionais, Comunicação, Diversidade e Sustentabilidade da Via Varejo e preside a Fundação Casas Bahia, braço de responsabilidade social da empresa. É pai da Maria Clara, uma quase paulistana que consegue ser mais flamenguista do que ele.
Marcus de Barros
Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia
Marcus constrói sua carreira mesclando 22 anos como repórter e editor d’ O Globo e do Jornal do Brasil – jornais de bairro, esporte, política, cidade, suplementos e até editor-chefe – a 14 anos de atuação na comunicação corporativa. Exerceu, desde 2005, a liderança na comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na Gol Linhas Aéreas e, nos cinco anos mais recentes, na Neoenergia, um dos 25 maiores grupos empresariais do Brasil, que atua em 18 estados em toda a cadeia da energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na Neoenergia, Marcus lidera a equipe responsável pelo posicionamento da marca, relações com a mídia, estratégia digital (sites e redes sociais) e marketing. Trouxe das redações para o mundo da comunicação corporativa a máxima “rapidez e transparência”. E aprendeu a responder a algumas demandas internas nas empresas com o seguinte conceito: “Fiz um acordo com Deus: ele não faz comunicação e eu não faço milagres.”
Cristiane Santos Blanch
Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer
Cristiane possui mais de 25 anos de experiência profissional. Atuou em empresas de tecnologia como 3Com Corporation e U.S. Robotics e, desde 2001, deu início à sua jornada no segmento de saúde, na Pfizer. Atuando como Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da companhia, Cristiane é responsável pelas iniciativas da companhia em Relações Públicas, Relações Governamentais, Relações com a Mídia, Comunicação Interna, Responsabilidade Social Corporativa, Reputação, Comunicação Digital e Relações com Pacientes. Ao longo de sua trajetória, Cristiane liderou inúmeras campanhas de awaneress que ajudaram a melhorar o conhecimento de doenças que impactam a vida de milhões de brasileiros – como câncer, artrite reumatoide, doenças raras, depressão e vacinação. Segunda colocada no prêmio Troféu Mulher Imprensa de 2020, na categoria Comunicação Corporativa, e finalista do prêmio Mega Top Executivos de Comunicação, Cristiane recebeu inúmeros reconhecimentos pelas iniciativas conduzidas na Pfizer – prêmio Aberje, PR Week, entre outros. Ela é formada em jornalismo e pós-graduada em Gestão Estratégica em Relações Públicas e Comunicação pela USP e possui especialização em Comunicação pela Syracuse University School of Public Relations NY e Aberje.
Patricia Audi
Vice-Presidente Executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil
Patricia Audi é brasileira e possui bacharelado em Administração de Empresas. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Entre 2015 e 2018, foi Secretária da Transparência e Prevenção à Corrupção no Ministério da Transparência; Diretora de Benefícios do INSS; Coordenadora da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil; Secretária de Gestão no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Federal e Secretária do Conselho
de Desenvolvimento Econômico e Social da Casa Civil, órgão do governo diretamente ligado à Presidência da República do Brasil. Ela se juntou ao Santander Brasil em agosto de 2018 como Superintendente Executiva líder da área de relações institucionais. Desde janeiro de 2019, é Vice-Presidente Executiva, responsável pelas áreas de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Santander Brasil.