EVENTOS
Fake News: experiências e ensinamentos da área da Saúde para a comunicação corporativa
SOBRE
Já faz tempo que as fake news são pautas constantes nas rodas de comunicação corporativa. E com tanta difusão, elas se aperfeiçoaram, tornando necessária a constante atualização das empresas para evitar essas novas mazelas. O setor de Saúde sempre foi um dos mais afetados por notícias falsas. Tratamentos milagrosos e charlatanismo são pautas constantes para as áreas de comunicação desse mercado, que ganhou maior evidência com a pandemia de coronavírus a partir de 2020. Neste encontro online, Aberje, Novo Nordisk e Pfizer recebem convidados para debater o tema e toda a sua complexidade para as áreas de comunicação de todos os setores.
Ricardo Castellani
Gerente de comunicação na Novo Nordisk
Especialista em comunicação corporativa, reputação e sustentabilidade, é gerente de comunicação na Novo Nordisk e atuou em organizações como Fundação Iochpe, Whirlpool, Paranapanema e Marelli. Jornalista com MBA em gestão da comunicação empresarial e especialização em influência digital, foi diretor do Capítulo Santa Catarina da Aberje e é membro do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG.
Luiz Chinan
Gestor de conteúdo da Aliança Aberje de Combate às Fake News
Promotor da iniciativa Berkeley Lab no Brasil e sócio-fundador da agência RETOHC. Com bacharelado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e estudo em História pela Universidade de São Paulo (USP), é professor dos MBAs da Aberje/Eseg e da Sustentare Escola de Negócios. Conta com especialização em Management & Leadership pela Universidade da Califórnia Berkeley (UCB) e certificado em Sustainability Reporting pelo Global Report Initiative (GRI).Natalia Cuminale
CEO e diretora de conteúdo do Futuro da Saúde
É jornalista especializada em saúde, com mais de uma década de atuação na área. Trabalhou na revista Veja por mais de uma década, onde publicou capas e reportagens especiais. Ganhou diversos prêmios ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Abril de Jornalismo, o Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Psiquiatria, o Prêmio de Jornalismo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e o Prêmio Especialistas, na categoria Saúde, da revista Negócios da Comunicação. Fez cursos de liderança executiva sobre desenvolvimento infantil; novas fronteiras nos cuidados com a saúde na Universidade de Harvard, em Boston; de residência em Jornalismo de Saúde na Mayo Clinic, em Jacksonville; e de gestão da inovação em saúde na Warwick Business School, em Londres. Atualmente, é CEO e diretora de conteúdo do Futuro da Saúde (wwwfuturodasaude.com.br), um hub de conteúdo on-line de saúde.
Camila Damato
Gerente de Comunicação Externa e Institucional da Pfizer Brasil
Jornalista, especializada em comunicação corporativa e gestão de crise, desde 2009 integra o time de Comunicação Corporativa da Pfizer Brasil, tendo atuado, inicialmente, na área de comunicação interna. Desde 2017, ocupa a posição de Gerente de Comunicação Externa e Institucional, também à frente das estratégias e gestão de temas relacionados à atuação e reputação da Pfizer Brasil durante a pandemia de Covid-19. Como experiência prévia, passou por agências de Assessoria de Imprensa e redação de Jornais e Revistas de variados segmentos, como finanças, saúde, viagens, entre outros.