EVENTOS
Futebol como plataforma de comunicação: memória, influência e negócios
SOBRE
A última Copa do Mundo de Futebol foi vista por mais de 3,5 bilhões de pessoas – quase metade da população mundial. Segundo a Fifa, o Brasil foi o país com maior audiência, com média de quase 30 milhões de espectadores por jogo. Às vésperas da Copa de 2022 a Aberje promove, no Museu do Futebol, um encontro entre marcas que investem em esporte para discutir com especialistas como a comunicação pode contribuir com o ciclo do negócio do futebol, desde a memória do esporte, ao marketing de influência e, enfim, a geração de negócios.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Boas-Vindas
-
Paulo Nassar
Diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
-
Hamilton dos Santos
Diretor-Executivo da Aberje
-
Walter Junior
Presidente do Referência Futebol Clube
-
Raphael Barone
Diretor Executivo do Instituto Rede Tênis Brasil
-
Abertura
-
Heloisa Rios
Sócia e CEO da Universidade do Futebol
-
9h00 Memória e esporte: como a comunicação pode contribuir para a preservação da história do futebol
O futebol é um um produtor inesgotável de histórias. Histórias que se perpetuam no imaginário das pessoas por meio de memórias afetivas ou até mesmo de frustrações. Essa característica particular de envolver o mercado com a paixão das pessoas, faz do futebol um prato cheio para as áreas de memória organizacional. Este painel do encontro vai trazer especialistas em memória e comunicação para falar de como os aprendizados do esporte podem contribuir para a perpetuidade de uma cultura de marca.
-
Bruno Neves
Fundador da Memorabília do Esporte
-
Debate
-
Renata Motta
Diretora Executiva do Museu do Futebol e Gestora cultural, especialista em museus e patrimônio
-
Carolina Motta
Gerente de Mkt da Panini Brasil
-
William Machado
Assessor de investimentos e ex-atleta profissional
-
Mediador: Sérgio Xavier Filho
Comentarista do Sportv
-
10h00 Influência, fama e celebridades: a comunicação do futebol nos tempos das redes sociais
Assim como produz histórias, o futebol produz personagens. E mesmo antes da popularidade do termo “influenciadores” os ídolos do esporte já eram vistos como influência de diversas gerações. No entanto, o que se vê hoje é a influência também de diversas figuras ligadas ao futebol. Pessoas que conquistaram a fama falando do esporte para públicos cada vez mais diverso. Como as marcas estão escolhendo seus influenciadores de esportes? Como a mídia lida com o surgimento de novas plataformas e fontes de comunicação?
-
Rafael Sbarai
Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo
-
10h15 Debate
-
André Hernan
Jornalista Esportivo
-
Sergio Gandolphi
Desimpedidos
-
Pedro Portescheller
Gerente Sênior de Brand Communications na adidas Brasil
-
Mediador: Rafael Sbarai
Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo
-
11h00 Novos negócios do futebol
A fidelidade do público e a cultura do futebol criaram ao longo dos anos diversas possibilidades para investimentos das marcas. Desde o patrocínio de camisas dos times, até as transmissões, naming rights e projetos paralelos, até os atuais investimentos em redes sociais, games e apostas. Como as marcas estão explorando essas novas possibilidades? O mercado brasileiro é atrativo ao universo virtual do futebol?
-
Ricardo Bianco Rosada
Galera Bet
-
11h15 Debate
-
Rogério Louro
Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil
-
Ricardo Bianco Rosada
Galera Bet
-
Heloisa Rios
Sócia e CEO da Universidade do Futebol
-
Mediador: Vinícius Lordello
Professor da CBF Academy, FIA/SP e Trevisan
-
12h00 Encerramento e visita ao museu
Rafael Sbarai
Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo
É jornalista e mestre em Tecnologia e Mercado. Atua como Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo, e também é professor das disciplinas de Jornalismo de Dados, Gestão de Modelo de Negócio e Empreendedorismo nas faculdades Cásper Líbero e FAAP.
Heloisa Rios
Sócia e CEO da Universidade do Futebol
Consultora de Estratégia e Transformação de Negócios, parceira e professora na Federação Paulista de Futebol e CBF Academy. Conselheira de empresas, membro do WCD e da Comissão de Estratégia do IBGC. Com projetos em mais de 40 países e experiência no Brasil e exterior, tanto na função executiva (C-level) como consultora: Tetra Pak, Louis Dreyfus Company, Beneficência Portuguesa, Clube Athletico Paranaense, América FC, Fluminense. Administradora de empresas pela UFMG com MBAs na FDC e ESPM, conselheira pelo IBGC e cursos de estratégia, marketing, vendas e sustentabilidade pela Cranfield, Wharton e Cambridge.
Rogério Louro
Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing, Rogério Louro tem mais de 25 anos de experiência no setor. Em sua trajetória, desempenhou diferentes funções na área de Comunicação e atuou como jornalista em veículos como o jornal O Globo, a agência Auto Press, a TV Educativa e o site Automotive World. Atualmente, é Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil, onde entrou em 2013 e foi responsável pela Comunicação Corporativa da marca nos Jogos Rio 2016 e em diversas ações nos últimos anos. Em 2018, foi reconhecido como um dos “Comunicadores do Ano” pela Aberje.
Sérgio Xavier Filho
Comentarista do Sportv
É jornalista formado pela UFRGS e comentarista do Sportv. Trabalhou no Jornal Diário do Sul, Agência Dinheiro Vivo, Isto É e Estadão. Dirigiu as revistas Placar e Runner’s World e escreveu livros como Operação Portuga, Correria, e Edmundo Instinto Animal
Vinicius Lordello
Professor na CBF Academy, FIA/SP e Trevisan
Executivo de Comunicação do Cruzeiro em 2021 e 2022, Vinicius Lordello tem dupla graduação (Ciências Sociais e Direito), Pós-graduado em Jornalismo Esportivo, Mestrado em Gestão de Reputação do Esporte, além de MBA em Gestão e Marketing Esportivo. Com passagens pelo Banco Itaú e Santos FC, onde foi Executivo de Comunicação em 2018, é Professor na CBF Academy, FIA/SP e Trevisan.
Raphael Barone
Diretor Executivo do Instituto Rede Tênis Brasil
Hamilton dos Santos
Diretor-Executivo da Aberje
Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).
Walter Junior
Presidente do Referência Futebol Clube
Ex-atleta de futebol
Experiência internacional (Espanha)
Bacharel em Educação Física
Mestre em Biomecânica do Movimento
Ex-Coordenador da FCBEscola (Escola do Barcelona no Brasil)Renata Motta
Diretora Executiva do Museu do Futebol e Gestora cultural, especialista em museus e patrimônio
É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e especialista em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública. Atualmente, é docente convidada do MBA em Gestão de Museus da Universidade Candido Mendes/ABGC e da Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e como Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). No período de 2017 a 2020 foi Assessora Técnica da Reitoria da USP para a área de museus e coleções, atuando principalmente no projeto do restauro do Museu Paulista. Em 2020, assumiu a Diretoria Executiva da organização social de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. É membro de diversos Conselhos em instâncias públicas e privadas, entre eles o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM/IBRAM), o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e a Associação Brasileira de Organizações Sociais de Cultura (Abraosc). Participou do Programa Global Museum Leaders Colloquium (The Metropolitan Museum of Art) e do International Visitors Leadership Program (US Department of State). Desde 2018, é presidente do ICOM Brasil, seção brasileira do Conselho Internacional de Museus.Bruno Neves
Fundador da Memorabília do Esporte
Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, Bruno Neves trabalhou nas redação do Jornal do Brasil, Rádio Globo, Associated Press (AP) antes de migrar, em 2002, para a área digital da Tv Globo. No Grupo Globo, atuou com produtor, coordenador e, em seguida, gerente de Grandes Coberturas esportivas no digital sendo responsável pelas Olimpíadas Londres-2012, Olimpíadas de Inveno-Sochi 2014, Copa do Mundo 2014 e Copa do Mundo 2018, na Rússia, a primeira operação de cobertura integrada da Tv Globo. Atualmente, Bruno presta consultoria em comunicação para empresas, tem uma empresa gestora de e-commerces e é um dos fundadores da Memorabília do Esporte, que atua no licenciamento e desenvolvimento de artigos colecionáveis de esporte.
André Hernan
Jornalista Esportivo
É jornalista e trabalhou na TV Globo e Sportv durante 18 anos, fazendo coberturas esportivas, sobretudo de futebol, acompanhando grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo. Desde maio de 2022 decidiu migrar sua carreira para o digital, lançando seu canal pessoal em parceria com a NWB. Hoje, conta com mais de 200 mil inscritos e 10 milhões de views, com notícias e coberturas de jogos de futebol.
Sergio Gandolphi
Desimpedidos
É jornalista de formação, passou pela redação do diário LANCE! e TV GLOBO entre 2003 e 2017 e, desde então, trabalha com marketing de influência e produção de conteúdo digital da NWB, sendo um dos idealizadores da TEIA.
Pedro Portescheller
Gerente Sênior de Brand Communications na adidas Brasil
Formado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), está na adidas Brasil há 9 anos. Lidera atualmente o time de Brand Communications, responsável pela estratégia e campanhas de ativação de marca para todas as categorias. Entre os projetos de destaque em 2022, esteve a frente do lançamento da Al Rihla no mercado brasileiro, bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2022, além das ativações de marca no Lolapalooza e Maratona do Rio.
Carolina Motta
Gerente de Mkt da Panini Brasil
Paulo Nassar
Diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).
William Machado de Oliveira
Assessor de investimentos e ex-atleta profissional
Ex atleta profissional por 15 anos com passagem por Grêmio e Corinthians, dentre outros. Bacharel em Ciências Contábeis; curso de gestão tecnica e esportiva pela Universidade do Futebol; certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM e CEA pela ANBIMA ;trabalhou como dirigente esportivo no Corinthians, Bahia e Santos. Comentarista esportivo do Grupo Globo por 4 anos. Trabalha como assessor de investimentos na Messem Investimentos.
Ricardo Bianco Rosada
CMO do portal galera.bet
Estrategista de marketing e negócios, que ajudou seus clientes a gerar mais de 5.00 bilhões em receita e negócios. Seu portfólio inclui marcas como Heineken, Banco Itaú, Coca-Cola FEMSA, Fujifilm, Riachuelo e GoPro. Na área de jogos, ele trabalhou para empresas como Bodog, Betson e Betboo, atualmente é CMO do portal galera.bet.