EVENTOS

Thumb-Cultura-de-dados

Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação

gratuitoquinta, 03/10/202409:00 às 11:30Auditório Aberje R. Amália de Noronha, 151 - 6º andar - Pinheiros - São Paulo - SPINSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOBRE

Aberje e Cortex promovem pesquisa  “Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação.”

A adoção de dados na comunicação das empresas é hoje um imperativo de sucesso para a construção e fortalecimento da reputação corporativa. Além disso, com a rápida disseminação de soluções de Inteligência Artificial, os profissionais da área se veem cada vez mais pressionados a desenvolver habilidades analíticas e uma cultura de adoção de novas tecnologias. Mas será que as áreas de comunicação das empresas estão maduras o suficiente para o uso dessas soluções?

Para responder a essa e outras perguntas, a Aberje e a Cortex promovem a pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação”. Em sua segunda edição, o estudo tem por objetivo conhecer o atual estado da arte da mensuração nos processos de comunicação empresarial e estabelecer as suas relações com a Cultura de Dados presente hoje nas áreas de Comunicação das Organizações e entender o estágio em que as áreas de comunicação se encontram no que diz respeito à adoção de IA.

A pesquisa trata questões sobre a cultura organizacional das empresas, na gestão de suas ações de comunicação, e as intersecções entre a área de Comunicação e sua cultura de dados, além da adoção de IA pelos profissionais de comunicação. Também foram desenvolvidas questões sobre as métricas aplicadas, na avaliação das ações de comunicação, e a sua relação com as metas definidas para a área. 

PROGRAMAÇÃO

  • 09h30
    Abertura
  • 9h40
    Destaques da Pesquisa " Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação"
    • Carlos Alberto Ramello

      Responsável pelo Núcleo de Pesquisas da Aberje

  • 10h10
    Debate
    • Raquel Almeida

      Gerente executiva de Comunicação na Americanas

    • Mediador: Claudio Bruno

      Diretor de Inovação na Cortex

  • 11h30
    Encerramento

PALESTRANTES

  • Claudio Bruno

    Diretor de Inovação na Cortex

    Formado em jornalismo, com mais de 20 anos de experiência, atua como Diretor de Inovação na Cortex, desenvolvendo produtos de dados e aplicações de IA para o mercado de comunicação. Ele tem especializações em Comunicação e Marketing pela ECA/USP e em Market Intelligence pela Information Management School da Nova Lisboa. Anteriormente, ocupou cargos de liderança em grandes agências de Relações Públicas, como CDN e Grupo IN PRESS.

  • Raquel Almeida

    Gerente executiva de Comunicação na Americanas

    É gerente executiva de Comunicação na Americanas, onde está desde outubro de 2021. Especialista em comunicação institucional estratégica, com ênfase em relações com a mídia e gestão de crise, acumula experiência de dez anos em empresas e agências de comunicação, como Oi e Textual. Em sua trajetória profissional também atuou durante 20 anos como repórter e editora em veículos de relevância nacional como O Globo, Veja, O Dia e Jornal do Brasil. Doutora em Comunicação Social pela PUC-Rio e vice-líder do grupo de pesquisa em Economia Política da Comunicação na mesma universidade, pesquisa os impactos da tecnologia e da ação das plataformas digitais no jornalismo.

  • COMPARTILHE:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS