EVENTOS
Pesquisa Tendências em Comunicação Interna – Apresentação dos Resultados
SOBRE
Mais de 200 empresas de diversos portes e segmentos contribuíram para este que é o principal estudo de Tendências em Comunicação Interna do país. E você é o convidado especial para o evento em que apresentaremos os achados e novidades da oitava edição da pesquisa, realizada em parceria entre Aberje e Ação Integrada.
Para construir este panorama completo sobre como será a comunicação interna em 2024, foram analisadas questões como principais objetivos, mensagens, canais, campanhas, comunicação pelos gestores, desafios para o ano e gestão de processos de CI.
Os resultados traçam as rotas de evolução, os pontos de dor e as transformações necessárias, com desafios relacionados a questões como o engajamento dos líderes como comunicadores, a melhoria da mensuração de resultados, a comunicação de estratégia e cultura e como fazer as informações chegarem aos públicos operacionais.
Este raio X do mercado de comunicação interna no Brasil aponta uma jornada de aprimoramento gradual e também de muitas oportunidades de desenvolvimento. Vem com a gente!
PROGRAMAÇÃO
10h00 Abertura
10h10 Apresentação dos Resultados da Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna
-
Adevani Rotter
Fundadora e diretora-presidente da Ação Integrada
-
10h50 Debate
-
Isabela Botaro
Gerente Sênior de Comunicação e Engajamento EY Brasil e Latam
-
Renata Marques
Gerente de Comunicação Interna da Michelin para América do Sul
-
Selva Carbajal
Gerente de Comunicação Interna, General Motors América do Sul
-
12h00 Encerramento
PALESTRANTES
Adevani Rotter
Fundadora e diretora-presidente da Ação Integrada
Criadora do conceito Comunicação Interna 4.0, Adevani é fundadora e diretora-presidente da Ação Integrada, a primeira agência de comunicação e relacionamento com colaboradores do país. Em fevereiro, a Ação completou 29 anos de atuação atendendo clientes como Adecoagro, AstraZeneca, Cosan, Electrolux, EY, Furukawa Electric, Ingredion, Grupo Rodonaves, Gerdau, Leroy Merlin, Michelin, Mondelez, Nidec e Tesa. Adevani possui mais de 35 anos de experiência e atualmente realiza workshops Liderança Comunicadora, diagnósticos, planejamentos estratégicos e consultoria de comunicação interna para clientes, além de liderar o time e gestão da Ação Integrada.
Isabela Botaro
Gerente Sênior de Comunicação e Engajamento EY Brasil e Latam
Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, acumula mais de 20 anos de experiência profissional em comunicação corporativa e marca, adquirida em empresas nacionais e internacionais da indústria de bens de consumo, prestação de serviços e consultoria. Nos últimos 10 anos, tem ocupado posições de liderança sênior, atuando no planejamento estratégico e tático de comunicação interna e externa, além de assuntos corporativos, sempre com um olhar no desenvolvimento da cultura organizacional, gestão da mudança e sustentabilidade. Atualmente, na EY, integra a equipe de liderança de Brand, Marketing e Comunicação Brasil e Comunicação Latam com foco no engajamento do público interno.
Renata Marques
Gerente de Comunicação Interna da Michelin para América do Sul
Graduada em Administração de Empresas e Tecnologia da Informação, com MBA em Gestão de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro. Possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação e Marketing, liderando projetos nas áreas de Comunicação Interna, Branding, Marketing de Serviços, CRM e e-Business. Atuou em grandes empresas como Michelin, Fleischmann Royal Nabisco e Souza Cruz. Atualmente, coordena a área de Comunicação Interna da Michelin na América do Sul.
Selva Carbajal
Gerente de Comunicação Interna, General Motors América do Sul
Advogada, especialista em comunicação organizacional e gestão de mudanças, com mais de 25 anos de experiência em relações públicas e comunicação em organizações públicas e privadas, nos setores industrial, comercial e de serviços. Possui especializações e pós-graduação em Direito Societário (Universidad Austral – Argentina), Comunicação e Gestão de Mudança (Universidad Austral – Argentina), Coaching e Liderança (Universidad Torcuato Di Tella – Argentina); Sustentabilidade/Comunicação ESG (Escola de Comunicação Aberje – Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação). Praticante Certificada em Gestão de Mudanças pela ADKAR Prosci e Facilitadora da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. Palestrante convidada nas cátedras de pós-graduação de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas da Universidad Austral, Universidad del Centro Latinoamericano e Universidad Católica Argentina e em fóruns especializados em comunicação na Argentina e no Brasil. Professor do Departamento de Comunicação Interna do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional da Universidade Aberta Interamericana de Rosário (Argentina). Prêmio “Liderança Extraordinária da General Motors” 2021. Membro representante da General Motors na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) – Pacto Global da ONU – Brasil.