EVENTOS
Apresentação da pesquisa A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil
SOBRE
A Aberje, em parceria com a Memória da Eletricidade, promoveu a maior pesquisa já vista sobre Memória Institucional e trará convidados especiais para apresentar e discutir seus principais tópicos. Neste encontro, vamos debater temas como os perfis das empresas que desenvolvem programas, a preservação da identidade corporativa, envolvimento da alta gestão e o acesso aos acervos.
Augusto Rodrigues
Presidente da Memória da Eletricidade
Sociólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em sua carreira, liderou três Diretorias da CPFL Energia e foi responsável pela criação do Espaço Cultural CPFL, hoje Instituto CPFL. Nos anos de 2003, 2007, 2009 e 2012 foi reconhecido com o Prêmio Personalidade do Ano em Comunicação pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). É membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, órgão de direção da TV Cultura e da Rádio Cultura, emissoras públicas do Estado de São Paulo. Desde agosto de 2017 é presidente da Memória da Eletricidade.
PAULO NASSAR
Diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP
Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).
Maria Ignez Mantovani Franco
Diretora da EXPOMUS
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções. Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Ana Paula Goulart (mediadora)
Professora da ECO-UFRJ e consultora da Memória da Eletricidade
É jornalista e historiadora pela UFF, doutora e mestre em Comunicação pela UFRJ e pós-doutora em História Contemporânea pela Universidade de Grenoble. É professora da Escola de Comunicação da UFRJ, onde já coordenou o curso de jornalismo e o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura. Possui ampla experiência com memória empresarial e institucional. Coordenou por 18 anos o Memória Globo, área da TV Globo responsável pela história da empresa e de seus produtos. Coordenou também o Acervo Roberto Marinho e o Globo Universidade. Foi coordenadora ainda do Memória do Movimento Estudantil, projeto realizado pela Fundação Roberto Marinho. Como diretora de Comunicação e Memória da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, coordenou o Memória Intercom. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Memória Empresarial e é membro fundadora da Rememora (Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação). Coordena o grupo de pesquisa Mídia Memória e Temporalidades, que desenvolve, entre outros, o projeto Memória do Jornalismo Brasileiro. É integrante da rede franco-brasileira PIMI (Patrimoines, Images, Médias, Identités) e do IMNN (International Media and Nostalgia Network). Foi responsável pela redação do livro Jornal Nacional: a notícia faz história, é autora do livro Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50 e coautora de diversas obras como História da Televisão no Brasil, Mídia e Memória, Comunicação e História, entre outras.
Juliana Lopes
Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Juliana de Lavor Lopes atualmente responde pela Diretoria de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI. Também é a executiva da Fundação André e Lucia Maggi, instituição responsável pelo Investimento Social Privado da companhia. Juliana ingressou na AMAGGI em janeiro de 2006, no cargo de Coordenadora de Desenvolvimento Social. Em 2009, foi promovida para o cargo de Gerência. Em 2013, assumiu a recém-criada Diretoria de Sustentabilidade da AMAGGI, uma prova do compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e também da confiança no trabalho realizado por Juliana. Em 2016 passou a responder também pela área de Comunicação Corporativa da AMAGGI. No final de 2017, assumiu também a recém-criada Diretoria de Compliance. Juliana Lopes possui formação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, MBE (Master Business Economics) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ, MBA em Comunicação Corporativa pela UNESA/RJ, extensão em Liderança da Sustentabilidade pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e extensão em Liderança e Aprendizagem para Sustentabilidade, pela Society for Organizational Learning, fundada por Peter Senge. Sua equipe foi responsável por algumas das mais importantes conquistas da companhia, como a certificação da Round Table on Responsible Soy (RTRS), organização da qual hoje é Vice-presidente, e o reconhecimento do Forest Footprint Disclosure (FFD). Juliana também representou a AMAGGI em todo o processo de elaboração dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura no Pacto Global da ONU e atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos e Agricultura na Rede Brasileira do Pacto Global.
Carlos Ramello
Consultor da Aberje
Administrador, com especialização em gestão empresarial e gestão de pessoas. Consultor responsável pelo Núcleo de Pesquisa da Aberje. Como consultor de empresas desenvolve estratégias e programas de gestão de pessoas e de planejamento e desenvolvimento organizacional.