Memória de Empresa

Paulo Nassar

R$30,00

Out of stock

Comparar

Indisponível

Na versão impressa.

SOBRE O LIVRO

O livro Memória de Empresa – História e Comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações reúne 12 artigos inéditos, que discutem o uso estratégico da memória na comunicação organizacional. Apresentam conceitos, reflexões e relatos de experiências de como a memória e história andam de mãos dadas com a produção de conhecimento, construção de identidade e responsabilidade histórica e social das organizações. No capítulo de abertura, o jornalista e professor Paulo Nassar, presidente-executivo da Aberje, assina o artigo “Sem memória, o futuro fica suspenso no ar” e a historiadora Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, fala sobre a Memória do futuro: um desafio. O segundo capítulo dedica-se ao tema Resgate Histórico, trazendo o caso dos 50 anos do BNDES e da Pfizer Brasil. Na sequência, o capítulo Memória e Público Interno apresenta os relatos do Projeto Memória (Fundação Belgo), Projeto Memória dos Trabalhadores (Petrobras), Candiota, 40 anos de eletricidade e carvão (Eletrobrás) e Projeto Espaço do Conhecimento (Ultragaz), além do artigo História empresarial, mediadora do futuro, do pesquisador e professor Mauro Wilton de Sousa. O último capítulo, por sua vez, trata da relação entre memória e tecnologia. São apresentadas as experiências da CBMM – A tecnologia e as profissões em extinção – e da Souza Cruz – O cigarro e a responsabilidade social. Para finalizar, as historiadoras Beth Totini e Elida Gagete traçam o panorama do tema e do conceito no artigo Memória Empresarial – uma análise da sua evolução.

 

Título: Memória de Empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações

Autor: Paulo Nassar

Ano: 2004

SOBRE O AUTOR

Paulo Nassar

Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela Fundacom (Espanha).

Paulo Nassar
Categories: ,

O livro Memória de Empresa – História e Comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações reúne 12 artigos inéditos, que discutem o uso estratégico da memória na comunicação organizacional. Apresentam conceitos, reflexões e relatos de experiências de como a memória e história andam de mãos dadas com a produção de conhecimento, construção de identidade e responsabilidade histórica e social das organizações. No capítulo de abertura, o jornalista e professor Paulo Nassar, presidente-executivo da Aberje, assina o artigo “Sem memória, o futuro fica suspenso no ar” e a historiadora Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, fala sobre a Memória do futuro: um desafio. O segundo capítulo dedica-se ao tema Resgate Histórico, trazendo o caso dos 50 anos do BNDES e da Pfizer Brasil. Na sequência, o capítulo Memória e Público Interno apresenta os relatos do Projeto Memória (Fundação Belgo), Projeto Memória dos Trabalhadores (Petrobras), Candiota, 40 anos de eletricidade e carvão (Eletrobrás) e Projeto Espaço do Conhecimento (Ultragaz), além do artigo História empresarial, mediadora do futuro, do pesquisador e professor Mauro Wilton de Sousa. O último capítulo, por sua vez, trata da relação entre memória e tecnologia. São apresentadas as experiências da CBMM – A tecnologia e as profissões em extinção – e da Souza Cruz – O cigarro e a responsabilidade social. Para finalizar, as historiadoras Beth Totini e Elida Gagete traçam o panorama do tema e do conceito no artigo Memória Empresarial – uma análise da sua evolução.

 

Título: Memória de Empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações

Autor: Paulo Nassar

Ano: 2004

Additional information

Weight 191 g
Dimensions 21,5 × 15 × 0,8 cm