O livro Memória de Empresa – História e Comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações reúne 12 artigos inéditos, que discutem o uso estratégico da memória na comunicação organizacional. Apresentam conceitos, reflexões e relatos de experiências de como a memória e história andam de mãos dadas com a produção de conhecimento, construção de identidade e responsabilidade histórica e social das organizações. No capítulo de abertura, o jornalista e professor Paulo Nassar, presidente-executivo da Aberje, assina o artigo “Sem memória, o futuro fica suspenso no ar” e a historiadora Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, fala sobre a Memória do futuro: um desafio. O segundo capítulo dedica-se ao tema Resgate Histórico, trazendo o caso dos 50 anos do BNDES e da Pfizer Brasil. Na sequência, o capítulo Memória e Público Interno apresenta os relatos do Projeto Memória (Fundação Belgo), Projeto Memória dos Trabalhadores (Petrobras), Candiota, 40 anos de eletricidade e carvão (Eletrobrás) e Projeto Espaço do Conhecimento (Ultragaz), além do artigo História empresarial, mediadora do futuro, do pesquisador e professor Mauro Wilton de Sousa. O último capítulo, por sua vez, trata da relação entre memória e tecnologia. São apresentadas as experiências da CBMM – A tecnologia e as profissões em extinção – e da Souza Cruz – O cigarro e a responsabilidade social. Para finalizar, as historiadoras Beth Totini e Elida Gagete traçam o panorama do tema e do conceito no artigo Memória Empresarial – uma análise da sua evolução.
Título: Memória de Empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações
Autor: Paulo Nassar
Ano: 2004