O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústria
Um dos maiores nomes mundiais da fabricação de veículos automotores, a Hyundai foi fundada em 1947 por Chung Ju-Yung, em um contexto de instabilidade econômica da Coreia do Sul.
Localizada em Itatiaia (Rio de Janeiro), a única fábrica fora da Ásia conta com um público interno com mais de 600 colaboradores, sendo que 65% trabalham sem acesso a um computador, e 35% trabalham com acesso.
Este artigo mostra os impactos positivos que a empresa teve ao adotar um aplicativo de Comunicação Interna e como modernizar os canais de comunicação permitiu estratégias mais assertivas e eficazes.
Desafios da comunicação na indústria
Acesso a um computador
A HD Hyundai utilizava “listas de transmissão do Whatsapp” para divulgar comunicados gerais e e-mail para enviar informações para colaboradores do setor administrativo.
Tempo investido
A falta de uma ferramenta que centralizasse a comunicação exigia que a equipe gastasse tempo atualizando mais de um canal.
Soluções inadequadas
O uso do Whatsapp e do e-mail como principais canais de Comunicação Interna da empresa tinha limitações, uma vez que ambas ferramentas não foram desenvolvidas especificamente para comunicação corporativa.
Uso excessivo de recursos
Recursos consideráveis eram gastos com papel e tinta para impressão.
Adesão e leitura com baixos índices
Thais Guimarães, Analista de Comunicação Interna da HD Hyundai, afirma que tanto os comunicados enviados por e-mail, quanto os enviados via Whatsapp, apresentavam um baixo índice de leitura.
Métricas insuficientes
Tanto o e-mail quanto o Whatsapp não fornecem métricas precisas de leitura e visualização do conteúdo, o que deixava a equipe sem insights para novas estratégias.
Baixo ganho de produtividade
A impossibilidade de agendar comunicados não permitia que o tempo de trabalho da equipe de Comunicação Interna fosse mais produtivo, além de dificultar o planejamento de comunicação da organização.
Enquetes e Feedbacks
A equipe de Comunicação Interna da HD Hyundai sentia a necessidade de uma ferramenta para realizar enquetes com resultados precisos e detalhados.
Legibilidade
Comunicados mais extensos e com uma quantidade maior de informações tornavam-se pouco legíveis e dificultavam a adesão do colaborador.
LGPD
Plataformas voltadas especificamente para a Comunicação Interna foram desenvolvidas de acordo com as especificações da LGPD, algo que resguarda os direitos da empresa e do colaborador.
Solução: app de Comunicação Interna HD Hyundai desenvolvido pela Screencorp
Para promover uma Comunicação Interna mais aderente e eficiente, a Hyundai adotou o aplicativo de Comunicação Interna como principal ferramenta para se comunicar com colaboradores.
Por que escolher o app de Comunicação Interna?
Fácil de usar e intuitivo
“A gestão do app de Comunicação Interna é fácil e intuitiva, justamente para poupar tempo dos gestores da plataforma: “com o aplicativo conseguimos atualizar todo mundo muito rápido. Além disso, é fácil de usar o app e não tivemos problemas de dificuldade de uso por parte do nosso público”, afirma Thais Guimarães.
Modernização e automatização de processos
O gestor do app realiza a publicação de conteúdos rapidamente, a partir de qualquer navegador com acesso à internet, o que ajuda a equipe a otimizar tempo e tornar a execução de tarefas mais dinâmica.
Envio de notificações
As notificações na tela do celular capturam a atenção do usuário e ajudam a atrair mais visualizações para o conteúdo publicado.
Agendamento de notícias
O agendamento de notícias otimiza o trabalho da equipe e auxilia na criação de um calendário de programação, solucionando uma dos principais desafios apontados pela empresa.
Calendário de Eventos
O calendário permitiu não só a fácil divulgação de eventos, feriados e datas importantes para empresa, como também o acesso a essa informação.
Biblioteca de Arquivos
Com a biblioteca é possível reunir fotos, vídeos e arquivos que são compartilhados com acesso facilitado para todos usuários da plataforma.
Lançamento do novo canal de Comunicação Interna
Influenciadores internos
O primeiro passo da estratégia de divulgação foi se reunir com líderes e gestores para apresentar o projeto e solicitar ajuda dos influenciadores internos na divulgação do projeto.
A liderança abraçou o projeto e passou a divulgar o aplicativo para os colaboradores, e ressaltando como aquela plataforma contribuiria no dia a dia da empresa.
Áreas comuns
Thais Guimarães e Ronald Notz realizaram uma campanha de divulgação do novo canal nas áreas comuns da fábrica, como refeitório, por exemplo.
Evolução da aderência ao app
A aderência dos colaboradores ao aplicativo de Comunicação Interna foi gradual e rápida. Veja abaixo:
Transição não abrupta de canais
Durante o lançamento do app de Comunicação Interna, a HD Hyundai optou por uma transição não abrupta do Whatsapp para o app. O objetivo era que todos colaboradores ficassem por dentro das mudanças e que o próprio Whatsapp servisse como uma forma de divulgar o novo canal.
Porque não usar o Whatsapp na Comunicação Interna
“A nossa diretoria questionou: “por que não manter o Whatsapp?” Porque o Whatsapp não é uma plataforma voltada para a Comunicação Interna. Então a partir do momento que estamos usando o Whatsapp (na Comunicação Interna) estamos apenas ‘quebrando um galho’”, explica Ronald Notz, assistente de Comunicação Interna da HD Hyundai.
“No Whatsapp não era possível passar uma mensagem de forma extremamente legível e intuitiva como precisava ser. Quando você redige uma mensagem muito longa, com muitos tópicos, você perde a atenção do leitor”, explica.
Conteúdo publicado no app HD Hyundai
Os conteúdos publicados para os colaboradores no app de Comunicação Interna da HD Hyundai são subdivididos em três categorias:
Recursos Humanos, Bem-Estar e Administração:
- Calendário
- Proposta de Acordo Coletivo
- Pesquisas de Clima
- Saúde e Segurança
- Informativos Benefícios
- Desenvolvimento Profissional
- Comunicados de Recursos Humanos
- Aniversariantes
Comunicação e Cultura Organizacional:
- Eventos
- Informativos Globais
- Informativos Produção Brasil
- Políticas Internas
- Reconhecimento de Funcionários
- Atividades de Engajamento
- Feedback e Sugestões
- Entrega de Brindes
- Eventos Esportivos da Empresa
Operações e Suporte Administrativo:
- Tecnologia da Informação
- Financeiro
- Compras
- Gestão de Instalações
- Logística e Transporte
- Atualizações de Sistemas e Ferramentas
Um dos conteúdos que mais gera engajamento são posts com informações sobre jogos regionais que os colaboradores participam representando a empresa.
Aniversariantes do mês
A possibilidade de felicitar os aniversariantes do mês em um local de grande visibilidade e aderência também gera engajamento, uma vez que, neste canal, os colaboradores têm a possibilidade de parabenizar o colega facilmente.
Gestão de crises
Durante situações de crise ou emergências, o app é um poderoso aliado da equipe.
Reforçar medidas de segurança
No ambiente industrial, o app pode ser um grande aliado das equipes para reforçar medidas de segurança no trabalho, como acontece na HD Hyundai. Além disso, o calendário inclui todas as datas de cursos e treinamentos oferecidos aos colaboradores.
Métricas na Comunicação Interna
As informações estratégicas disponibilizadas por este canal são essenciais para o gestor: “com as métricas do app de Comunicação Interna conseguimos saber qual é o melhor horário para enviar comunicados”, explica Thaís Guimarães.
Além de informar o melhor horário para comunicados, as métricas do aplicativo de Comunicação Interna também fornecem informações sobre:
- Visualizações e leituras completas do conteúdo
- Relatório de reações
- Usuários mais engajados
- Métricas de quantidade de acessos
- Dados de participação em enquetes
- Campanhas de engajamento
- Usuário mais engajado do mês
Para estimular acessos contínuos no app, a HD Hyundai implementou algumas campanhas de engajamento. Uma delas, é a campanha de “usuários mais engajados do mês”, onde o colaborador mais engajado no app de Comunicação Interna ganha um brinde personalizado com a identidade visual da empresa.
Segundo os gestores, esse tipo de atividade ajudou a incorporar o aplicativo na cultura da empresa e aumentar o engajamento dos colaboradores na plataforma.
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