Think Tank COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL · EDIÇÃO 112 · 2025

Jornada para uma comunicação inclusiva

O Programa de Inclusão & Diversidade tem o objetivo de criar um ambiente de trabalho em que todas as diferenças sejam incorporadas de maneira equitativa

Rachel Pessôa

A diversidade no mundo dos negócios garante a variedade de vivências e percepções, o que coloca em evidência uma ampla gama de inovações e soluções criativas em vista de melhores resultados. Em busca dessa excelência, e com o objetivo de criar um ambiente de trabalho em que todas as diferenças fossem valorizadas, respeitadas e incorporadas de maneira equitativa, a Anglo American iniciou em 2018 seu Programa de Inclusão & Diversidade – conduzido pela área de Pessoas & Organização, em parceria com a Comunicação.

Um dos principais pilares do programa foi a criação dos chamados grupos de afinidade, que contam com a participação voluntária de profissionais da empresa, entre operação, administração e liderança. Essas pessoas ajudam na promoção de ações a partir de cinco temáticas: equidade de gênero (grupo chamado Womine), raça e etnia, LGBT+ (Somos+), pessoas com deficiência (Incluir) e gerações (Geracional).

Com a formação desse escopo e o apoio de especialistas em diversidade e inclusão, a companhia passou a desenvolver suas primeiras iniciativas, como a promoção de eventos para debater o tema entre seus empregados e empregadas, chamados de Everyone Week, e a realização do primeiro censo de inclusão e diversidade, que objetivou traçar um diagnóstico para compreender a composição de sua força de trabalho.

No ano de 2022, diante da necessidade de atuar de maneira mais estratégica e aprofundada, foi desenvolvido um diagnóstico de comunicação voltado para a inclusão e a diversidade na Anglo American. Buscava-se, então, aprender e construir, com mais robustez, uma nova forma de tratar o tema no dia a dia da companhia, capaz de gerar mudanças de cultura. Para isso foram promovidas imersões com as equipes de Comunicação e de Pessoas & Organização e entrevistas com representantes de cada um dos grupos de afinidade.

Paralelamente a equipe da Comunicação passou pelo primeiro treinamento de comunicação inclusiva na prática, que envolveu letramento e estudos de caso para as temáticas já presentes no Programa de Inclusão & Diversidade da companhia. A partir desse diagnóstico e da capacitação foi possível mapear iniciativas e demandas, bem como definir papéis e responsabilidades.

Em 2023 veio então a virada de chave: o planejamento de comunicação integrada para inclusão e diversidade começou a ser implementado na Anglo American no Brasil. Esse foi um avanço significativo, pois mudou a forma com que o time pensa e escreve o tema, conta as histórias, concebe e executa as campanhas. Não se trata de fazer propaganda das ações, mas de ser ferramenta capaz de conscientizar e promover mudanças de cultura. Entre erros e acertos, a possibilidade, no papel da Comunicação, de reinventar as formas de trabalhar o tema e impactar as pessoas.

Para isso foi definido um calendário de datas comemorativas. Em vez de escrever textos ou produzir vídeos para dias específicos, foram estabelecidos cinco meses em que ações de engajamento e campanhas seriam intensificadas para tratar de forma robusta, dali em diante, cinco temas. Em março trabalhamos o Mês das Mulheres; em junho, o Mês do Orgulho LGBT+; em setembro, o Mês da Pessoa com Deficiência; em outubro, o Mês Geracional; e, em novembro, o Mês da Consciência Negra.

Não se trata de fazer propaganda das ações, mas de ser ferramenta capaz de conscientizar e promover mudanças de cultura

Complementarmente foram iniciadas as capacitações das agências parceiras de comunicação da Anglo American e das lideranças da empresa – porta-vozes fundamentais para essa transformação cultural. Ademais, foram desenvolvidos materiais para sistematizar o conhecimento e sua aplicação, como o manual de comunicação para inclusão e diversidade. O documento foi compartilhado internamente e externamente, como uma ferramenta de uso livre para todas as empresas que se interessarem.

Com esse planejamento, mais de 60 mil pessoas foram alcançadas até o momento, incluindo profissionais próprios e terceiros da empresa, comunidades anfitriãs, entre outros públicos de interesse. Mas falar dos
resultados dessa estratégia para inclusão e diversidade envolve mais do que números, e sim a busca pela mudança cultural pela qual está passando a Anglo American.

No que diz respeito à Comunicação, a forma de narrar as histórias e fazer as campanhas se transformou. Primeiro porque, com o diagnóstico e a capacitação, novas percepções e perspectivas foram trazidas. Segundo porque o time entendeu a importância de levar a temática para os demais tipos de comunicados, ou seja, é constante a busca por ter a inclusão, a pluralidade e a valorização das diferenças na base de todas as narrativas e divulgações da empresa.

Esse olhar mais aguçado e sensível também tem sido desenvolvido pelos públicos alvo da estratégia, uma vez que a Comunicação, a área de Pessoas & Organização e toda a liderança da Anglo American estão alinhadas em relação aos desafios, às oportunidades e aos cuidados que envolvem a abordagem do tema para que de fato se alcance uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária, boa para todas as pessoas viverem e coexistirem.

Rachel Pessôa é gerente de Comunicação Corporativa da Anglo American no Brasil e coordenadora do grupo de Comunicação e Reputação do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)

 
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