DOSSIÊ ESG
A ÉTICA E O CAPITALNo universo corporativo contemporâneo, levar em conta os aspectos ambientais, sociais e de governança tornou-se mandatório e estar em conformidade com essas diretrizes éticas faz toda a diferença nos negócios. Os profissionais de comunicação empresarial precisam, mais do que nunca, participar ativamente dessa nova perspectivaFUTURO SUSTENTÁVELA preocupação com a crise ambiental do planeta tem levado os consumidores a cobrar empenho e engajamento dos setores público e privado. Muitas empresas já estão olhando adiante e tomando ações efetivas e visionáriasTUDO PELO SOCIAL?A cobrança por maior diversidade nas esferas decisórias, a prevenção de assédio moral e sexual, o cuidado para com funcionários e comunidades estão cada vez mais presentes no cotidiano das corporações. É preciso comunicar com clareza os valores das empresas a partir de fatos e narrativas consistentesA BOA GOVERNANÇAA forma como as empresas lidam com as questões ambientais e sociais pode ser totalmente comprometida pela falta de governança corporativa. E, se antes demandavam atenção, agora a governança e o compliance são pontos determinantesNOVO MUNDO, NOVAS ATITUDESO Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa é fruto de uma parceria de longa data entre a Aberje e o jornal Valor Econômico, a fim de discutir a reinvenção da comunicação e as novas estratégias de negócios em um mundo transformado pela pandemia. Separamos alguns dos momentos mais importantes dos quatro encontrosTHINK TANK
COERÊNCIA CONSTRÓI MARCA E REPUTAÇÃOA estratégia de comunicação de uma empresa reflete sua estratégia de negócios. Se existe coerência, o reconhecimento da marca acontece naturalmenteA IMPORTÂNCIA DO CAPITAL ÉTICOEmpresas têm um papel fundamental na sociedade e colaboram com a descoberta de soluções conjuntas. Pandemia acelerou mudança de paradigmas e colocou o tema no centro da agenda corporativaESG REPRESENTA SALTO SUSTENTÁVELA evolução do tema foi lenta, mas finalmente os valores ESG estão sendo considerados importantes para os investidores e a estratégia das empresasÉ HORA DE AGIR COM EQUIDADEPara construir sustentabilidade, é preciso crescer economicamente, diminuir as desigualdades e encontrar caminhos para acolher, apoiar e transformarA SINCERIDADE É UMA MOEDANos dias atuais, ética é fundamental para a perenidade de qualquer companhia. Ou ela tem e demonstra isso claramente, ou estará fora do jogo em breveTRABALHA E CONFIAEm tempos de pandemia, as empresas precisam ter uma coordenação baseada na confiança. Sem isso, a clareza na tomada de decisões e o engajamento do público vão se corroendoPARA ALÉM DA MERA PROPAGANDAUma organização sustentável é aquela capaz de manter sua existência indefinidamente, seja utilizando recursos de forma não predatória, seja construindo relações satisfatórias e duradourasENTREVISTA
GILLIAN TETT “ESTAMOS EM UM PONTO DE VIRADA”Para editora da newsletter Moral Money, do Financial Times, o ESG se tornou uma ferramenta de gerenciamento de risco. E ela manda um recado ao agronegócio brasileiro: esteja atentoESTANTE
8 LIVROS PARA ENTENDER O MUNDO PÓS-PANDEMIAProfessores da Escola Aberje de Comunicação indicam as leituras que ajudarão a enfrentar os desafios do “novo normal”PRÊMIO ABERJE 2020
PRÊMIO ABERJE 2020A 46ª edição do Prêmio Aberje celebra o triunfo de profissionais e empresas que souberam enfrentar o desafio de um ano marcado por adversidades inéditas
Anunciantes da edição 107: