SOCIEDADE

Gerdau

  • Projeto Como a Gerdau se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte
  • Agência REDE Comunicação;ATAKE
  • Região Minas Gerais e Centro-oeste
 
 
Um golaço!

Fundada em 1901 em Porto Alegre, a Gerdau é a maior produtora brasileira de aço e uma das líderes globais em aços especiais para o mercado automotivo. Com 29 unidades industriais em sete países, emprega 30 mil colaboradores e se destaca como a maior recicladora de sucata metálica da América Latina e a maior produtora mundial de carvão vegetal. No Brasil, Minas Gerais responde por 70% de sua produção nacional, sendo sede da Usina de Ouro Branco, sua maior unidade no mundo.

Reconhecendo a importância estratégica de Minas Gerais, a Gerdau buscou fortalecer sua identidade local se posicionando não apenas como uma empresa que explora recursos minerais, mas como uma parceira genuína do estado. Para isso, investiu em formas de gerar valor e consolidar laços culturais, sociais e econômicos com a sociedade mineira.

Como o esporte é uma paixão profundamente enraizada na cultura de Minas, a Gerdau identificou no segmento esportivo uma plataforma ideal para conectar-se à população. Assim, iniciou um reposicionamento estratégico firmando parcerias com o Clube Atlético Mineiro, o Cruzeiro Esporte Clube e o Minas Tênis Clube. Essas colaborações incluíram ações sociais, patrocínios esportivos, iniciativas multimídia, marketing digital e campanhas de influência. A nova abordagem foi sintetizada no slogan “Gerdau. Brasileira de Nascimento. Mineira de Coração”.

Para reforçar esse vínculo, a Gerdau promoveu interações diretas entre atletas e seus colaboradores em Minas Gerais, fortalecendo o engajamento interno. Entre as iniciativas de destaque está a ativação de marca durante a final da Superliga de Vôlei 2024, transmitida pela TV Globo, que aumentou significativamente a visibilidade da empresa, gerando 142 milhões de reais em retorno de mídia e ampliando sua base de seguidores nas redes sociais.

A parceria com o Minas Tênis Clube também resultou em grande impacto: as ações esportivas conjuntas alcançaram mais de 3,2 milhões de contas. Além disso, a estratégia de posts colaborativos com atletas e influenciadores dos clubes patrocinados ampliou o engajamento nas plataformas digitais da marca.

Entre as iniciativas com o Atlético Mineiro se destacou a produção de um filme publicitário estrelado pelo jogador Hulk, que incluiu um post colaborativo com mais de 17 mil curtidas. Todas essas campanhas foram amplamente divulgadas em Minas Gerais e no Brasil, utilizando mídias impressas, rádio e televisão, impactando mais de 30 milhões de pessoas.

O reconhecimento por esse movimento estratégico veio com a conquista do prêmio Top of Mind, no segmento Aço, na 29ª edição do Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais. Além disso, Gustavo Werneck, principal executivo da Gerdau, recebeu três medalhas de honra, incluindo a maior condecoração do Governo do Estado de Minas Gerais, consolidando a percepção de que a Gerdau de fato abraça e reflete a mineiridade.

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