Sompo Seguros
- Projeto Mudança de foco nos negócios conduz organizaçãi a uma nova Sompo
- Agência SOMPO SEGUROS S.A.
- Região São Paulo
Entre 2022 e 2023 a Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, passou por uma transformação estratégica significativa. Reconhecida anteriormente por sua Linha de Varejo, que representava 55% do faturamento, a empresa reposicionou seu foco nos segmentos de Seguros Corporativos e Agronegócios, adotando uma nova estratégia de comunicação e marketing para fortalecer sua marca no mercado corporativo.
A transição foi sustentada por um planejamento estratégico que contemplou públicos distintos, como gestores de risco, tomadores de decisão e corretores empresariais. Para apoiar o reposicionamento, a Sompo desenvolveu iniciativas omnichannel, destacando-se a criação do SompoCast, um videocast produzido em parceria com o UOL Content_Lab, que alcançou 196,6 milhões de impressões até março de 2024.
Internamente, a Sompo engajou seus 670 colaboradores com apresentações detalhadas dos novos planos e ações no workplace para reforçar a adesão ao reposicionamento. Externamente, lançou um vídeo-manifesto, comunicando o novo posicionamento para corretores, segurados e prestadores de serviços. Essa campanha resultou no envio de 11 mil e-mails marketing, alcançando mais de 10 mil corretores e gerando 14.700 visualizações.
Os corretores de seguros receberam kits promocionais com mensagens que reforçavam o novo papel da Sompo como provedora de soluções completas em seguros corporativos. A comunicação foi amplificada por um plano de mídia robusto que combinou anúncios online e offline. Entre setembro de 2023 e março de 2024, o investimento de 1,1 milhão de reais em mídia paga resultou em 311,8 milhões de impactos e 605.900 acessos a conteúdos digitais.
No portal sompo.com.br, o conteúdo foi reformulado para atender exclusivamente ao mercado corporativo, apresentando materiais especializados e direcionados. No LinkedIn, lideranças da Sompo impulsionaram conteúdos-chave do setor, reforçando a expertise da marca em temas como Gerenciamento de Riscos Complexos e Seguros Corporativos.
Ações de relacionamento consolidaram a estratégia, incluindo um roadshow com o CEO Alfredo Lalia Neto, que promoveu encontros com mais de 500 corretores e agentes de mercado em todo o país. Além disso, encontros com jornalistas e entrevistas de porta-vozes resultaram em 881 publicações e 26,4 milhões de reais em equivalência publicitária.
A revisão da marca, simplificando o nome para apenas “Sompo”, e a presença em eventos estratégicos do setor foram passos essenciais para o reposicionamento. O investimento total em mídia, cerca de 1,1 milhão de reais, reforçou a autoridade da Sompo nos segmentos-alvo, consolidando seu papel como referência em seguros corporativos.