Serasa Experian
- Projeto Campanha de Natal Serasa Experian: Autenticamos a pessoa mais fraudável do mundo!
- Agência PRODUTORA ETCETERA;AGÊNCIA MIND 7;AGÊNCIA DE MÍDIA OFF \'FOUR HANDS\';AGÊNCIA DE MÍDIA ON \'CADASTRA\';ASSESSORIA DE IMPRENSA \'EDELMAN\';AGÊNCIA DE INFLUENCERS \'BRMÍDIA\'
- Região São Paulo
Em 2023, a Serasa Experian reforçou sua posição no segmento estratégico de Datatech, focado em Autenticação e Prevenção à Fraude. Combinando inteligência analítica com soluções robustas, a empresa protege mais de 2 bilhões de transações anuais, bloqueando cerca de 10 milhões de tentativas de fraude. Esse resultado é garantido por suas quatro camadas de proteção: biometria facial, cadastro KYC, análise de risco de dispositivos e verificação de documentos.
Com base nessa expertise, a empresa lançou o posicionamento “A gente sabe quem é quem”, destacando sua capacidade de autenticar identidades em transações, prevenindo fraudes. Para comunicar suas soluções de forma criativa e humanizar a marca, tradicionalmente associada à negativação de CPFs e CNPJs, a Serasa desenvolveu uma campanha especial de Natal.
A campanha trouxe o conceito de transformar o tema complexo da proteção antifraude em algo leve e divertido. Unindo o clima lúdico do Natal com suas soluções tecnológicas, a empresa “autenticou” a identidade da “pessoa mais fraudável do mundo”: o Papai Noel. O protagonista foi apresentado em um filme que traduzia com humor e simplicidade os serviços da Serasa por meio do olhar de uma criança.
No filme, uma garotinha utiliza métodos como pedir o CPF ou a habilitação do Papai Noel para comprovar sua identidade e até realiza uma biometria facial baseada em um desenho do rosto dele. O pré-lançamento incluiu e-mails marketing para clientes e teasers nas redes sociais com o mote “A pessoa mais fraudável do mundo foi autenticada pela Serasa Experian”.
O lançamento teve ampla visibilidade, com o filme sendo exibido em canais de grande audiência como TV Globo e GloboNews, incluindo programas como Fantástico e Jornal Nacional. A estratégia incluiu mídia paga, remarketing em veículos online e colaborações com megainfluenciadores que somavam mais de 11 milhões de seguidores. Além disso, a campanha esteve presente em jornais e no LinkedIn e incluiu a distribuição de cartões de Natal físicos.
Internamente, a Serasa promoveu sessões exclusivas da campanha e ações de engajamento para seus colaboradores. Com investimento de 2,5 milhões de reais, a campanha alcançou resultados expressivos. Foram mais de 100 milhões de impressões em mídias online e offline durante as três semanas principais. Apenas em dezembro de 2023 o vídeo registrou 61,5 milhões de impressões e gerou 598 matérias. As colabs com influenciadores impactaram 12 milhões de pessoas, enquanto o site da marca viu um aumento de 50% no volume de formulários preenchidos no período da campanha.
A iniciativa consolidou o posicionamento da Serasa no mercado de datatech, destacando sua capacidade de proteger clientes com soluções inovadoras e acessíveis.