Klabin
- Projeto | Marejada Itajaí
- Região | Sul
Priorizando o desenvolvimento sustentável, a Klabin apoiou um evento que se tornou pioneiro ao não usar plástico durante a operação
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis. Com escritórios comerciais em dez estados brasileiros e sede administrativa na cidade de São Paulo, gera mais de 25 mil empregos (diretos e indiretos). A empresa sempre priorizou o desenvolvimento sustentável em seus negócios. Suas fábricas, por exemplo, são totalmente abastecidas apenas por madeiras certificadas.
A Klabin também está alinhada com um compromisso global para acabar com a poluição plástica no mundo até 2024. Em 2022, representantes de 175 países firmaram um acordo, celebrado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, para alcançar o objetivo de não utilização de plásticos de consumo rápido descartáveis. Esse posicionamento se tornou um direcionador para investimentos e patrocínios da companhia, como na 33ª edição da Marejada, em 2019, a festa do pescado em Itajaí (SC).
Na ocasião, em vez de enviar o patrocínio em dinheiro, forneceu talheres e pratos de materiais renováveis, além de lixeiras de papelão ondulado. Com isso, a Marejada se tornou o primeiro evento de entretenimento do país a não utilizar plásticos de consumo rápido na operação. Com o êxito do evento, a Klabin patrocinou a Marejada de 2022. Mas a nova edição tinha um desafio: além de ocupar espaço maior e ter mais dias na programação, registrou um aumento expressivo de público.
Os objetivos da companhia para esse evento priorizaram a zero circulação de plástico rápido descartável na celebração, além de reforçar o compromisso com a substituição do plástico por matérias-primas renováveis e fortalecer a presença da marca em Itajaí (SC) e região. Para alcançar essas metas, a Klabin ofereceu ao público apenas utensílios de papel e papelão que pudessem ser usados para servir comidas diversas. A empresa também desenvolveu bandejas de papelão resistentes à gordura e à umidade. Por meio da Klabin For You, a plataforma de e-commerce da empresa, foram fornecidos, entre outros utensílios sustentáveis, potes de papel feitos de amido de milho.
Todas essas soluções em papel foram destaque no plano de comunicação do evento. Isso fez com que a Klabin estivesse em evidência nas coletivas de imprensa, nas divulgações em redes e durante a visita do então Ministro do Turismo às instalações em Itajaí. Até mesmo a divulgação da Marejada foi feita por meios digitais e visuais, evitando o uso de panfletos e demais materiais impressos que gerassem resíduos. A Klabin também patrocinou a segunda edição do Fórum Kids de Sustentabilidade, uma programação da Marejada para crianças das redes públicas e privadas de Itajaí. O Fórum tratou de temas como descarte do lixo, reciclagem etc.
A divulgação das ações na Marejada contou com outdoors na região, inserções na rádio Band FM e posts nos perfis oficiais da Klabin no Instagram e no Facebook. Para seu público interno, foram postadas matérias na Intranet. Os colaboradores da Unidade Itajaí ainda receberam copo e cordão exclusivo da Klabin para usarem na Marejada. Foram investidos R$73.263,26 no projeto, que gerou, entre outros dados positivos, 216 mil impressões em redes sociais da Klabin, cerca de 1 milhão de pessoas alcançadas na Band FM, repercussão na imprensa regional e aprovação do público da festa.