Embratel
- Projeto | O próximo nível da comunicação da Embratel: do blog ao publishing
- Agência | Barões Digital Publishing
- Região | São Paulo
Ao assumir sua visão pioneira no uso de novas tecnologias para os clientes, a Embratel criou um hub de conteúdos que a reposiciona como Publisher
A Embratel possui a maior rede de fibra óptica do Brasil, com 200 mil quilômetros, cinco data centers e a maior frota de satélites da América Latina. Isso potencializa seu propósito de habilitar empresas e negócios digitalmente. Por adotar modelo de dedicação B2B desde 2012, deixou de atender o consumidor final (B2C). Por conta desse movimento, a comunicação da empresa passou a investir na mudança de imagem e na ampliação de sua atuação no mercado profissional de TI e Comunicação.
Muito antes da popularização de serviços digitais oferecidos aos clientes finais, a Embratel já antecipava essa demanda com seus serviços de telefonia. No entanto, a chegada dos smartphones mudou o contexto. Atualmente, estima-se que haja mais de 6,6 bilhões de smartphones em atividade no mundo, de acordo com o Ericsson Mobility Report de 2022. Desse montante, 250 milhões estão ativos apenas no Brasil. O uso dessas novas tecnologias impulsionou o comércio eletrônico: para este ano, a projeção de faturamento é de R$ 185,7 bilhões.
Diante desse cenário, a Embratel decidiu divulgar seu novo posicionamento, com uma trajetória de publisher, baseada em sua autoridade como marca líder em TI e Comunicação. A estratégia dessa comunicação se baseou na produção de conteúdo próprio, com as evoluções de experiências que se acumularam ao longo dos anos, como os Jogos Olímpicos Rio 2016, nos quais forneceram a tecnologia do evento. Nessa evolução, percebeu também a oportunidade de contar sua história ao mesmo tempo que oferecia conteúdos próprios. Para isso, criou o blog Mundo+Tech. No entanto, ao notar que havia muito conteúdo e pouco publishing, firmou nova parceria com fornecedor especializado em brand publishing.
Em 2002, lançou o Próximo Nível, hub de conteúdo com publicação diária e estratégia de distribuição e gestão de dados alinhada aos objetivos de negócios da Embratel. O trabalho de publisher da empresa é organizado em frentes de produção consistentes de conteúdo, distribuição refinada, plataforma robusta e gestão de dados. São essas que balizam o conceito de brand publishing da Embratel. As matérias estão divididas em três editorias: Estratégia, Conectividade e Inovação. Elas abordam temas relevantes para o mercado de TI e para a sociedade, além da produção de conteúdo em formatos específicos.
Nos últimos 18 meses, já foram publicadas 120 reportagens originais, muitas delas com personalidades importantes da TI Corporativa e do cenário econômico brasileiro e global. O hub também se tornou Media Partner de eventos relevantes para seu mercado, como o Web Summit e Febraban Tech. Em um ano e meio de operações, essa estratégia resultou em mais de 845 mil sessões no hub, o que o destaca no top 10 de veículos especializados no mercado de TI e Telecomunicações.
Até junho deste ano, a audiência do hub já alcançou 371 mil sessões, com uma projeção de crescimento de 70% em relação ao ano anterior. Até o final de 2023, a projeção é que tenha mais de 1 milhão de usuários únicos acumulados, posicionando-se entre as cinco mídias de TI e Telecomunicações mais acessadas do mercado brasileiro. Ao comparar o 1º semestre de 2022 vs. 2023, o Próximo Nível, que teve um investimento de 2 milhões de reais, cresceu 71% em audiência orgânica e 143% no geral. Já são mais de 89 milhões de impressões dos anúncios de conteúdo do Próximo Nível.