Banco Mercantil
- Projeto | Mercantil 80 anos
- Agência | INTRA COMUNICAÇÃO; Polo BH; Kind; BH PRESS COMUNICAÇÃO; Matita Perê
- Região | Minas Gerais e Centro-oeste
Para celebrar seus 80 anos, o Banco Mercantil passou por um processo de rebranding e celebrou a data com festividades e novidades para seus stakeholders
O Banco Mercantil começou com uma pequena agência na cidade de Curvelo (MG) em 1943. Foi lá que um grupo de bancários que sonhavam em trabalhar no setor começou o negócio. Passados 80 anos, o banco celebra uma jornada de superação e sucesso que atravessou gerações e conquistou a confiança de seus clientes, que hoje ultrapassam 7 milhões de pessoas.
A instituição, que também se consolidou como o 5º maior pagador de beneficiários do INSS, passa por um movimento de organização para que se torne mais moderna, digital e alinhada ao objetivo de ser o melhor ecossistema financeiro para o público 50+. Dentro desse contexto, a celebração de 80 anos do Banco Mercantil teve o propósito de valorizar essa trajetória vitoriosa, ressaltando a memória – nunca registrada nessas oito décadas – e os principais momentos históricos.
Foram estruturadas ações de Comunicação baseadas em três movimentos: visita ao passado, análise sobre o presente e projeção a respeito do futuro. Primeiro, a equipe fez uma pesquisa de registros, entrevistas e fotos históricas do banco. Em seguida, olhou-se para o banco, a partir de 2000, para entender o contexto mais recente das transformações na instituição. Finalmente, foi criada uma estratégia para comunicar como o banco busca ser visto no futuro. A combinação desse trabalho criou a narrativa da celebração de 80 anos da entidade.
Uma ação de reposicionamento de marca e rebranding fez com que o Banco Mercantil do Brasil se tornasse apenas Banco Mercantil. Também foi incorporado o slogan “Sua experiência nos inspira”, fazendo referência ao público 50+. O grafismo de +M passou a ser adotado em seus produtos e aplicativo. Foi produzido ainda um livro para resgatar as memórias do banco, com 40 entrevistados, entre pessoas da família Araújo que atuam no Mercantil, colaboradores e ex-colaboradores.
Na sequência, foi realizado um documentário a partir dos relatos dos fundadores que ainda atuam na instituição, profissionais e ex-colaboradores. Dividido em três episódios: “Tempo de construir”, “Tempo de Transformar” e “Tempo de ir além”, teve como fio narrativo a linha do tempo que marca a história do Mercantil. Para o meio digital, um site reuniu os principais produtos de comunicação institucional produzidos para a celebração dos 80 anos. Na solenidade de comemoração dos 80 anos, no Minascentro, o CEO do Mercantil falou sobre a trajetória e as perspectivas do banco.
Uma novidade tecnológica fez sucesso nas ações internas da celebração: pelo WhatsApp, colaboradores poderiam mandar uma foto pessoal e, orientados por um BOT, recebê-la personalizada com a nova identidade visual do banco para compartilhamento. O banco também criou um álbum em comemoração aos seus 80 anos com 80 figurinhas. Os colaboradores foram estimulados a trocá-las. Até mesmo a sede do banco se mudou para um espaço mais moderno e alinhado às novas diretrizes do banco. Para a imprensa, foram distribuídos brindes e notas. Já nas redes sociais, a estratégia de comunicação focou no LinkedIn.
Foram investidos R$ 3 milhões em todo o projeto. Entre os resultados, destaca-se que 1.166 usuários interagiram com o bot do WhatsApp. No Facebook, dois posts geraram alcance de 433.570 usuários. No LinkedIn, houve mais de 10 mil impressões sobre o livro e 3.598 sobre o documentário. O LinkedIn também registrou 105.644 impressões sobre a noite do evento comemorativo.