PRÊMIO ABERJE 2022

CASES VENCEDORES

Multipúblicos

iFood

projeto | Potência Tech (iFood): comunicação rompe a bolha para chegar a diferentes públicos

agência | Back to Basics; Suno

região | São Paulo

Potencia tech ifood

A potência da diversidade

Projeto de educação do IFood introduz pessoas de perfil sub-representado no universo da tecnologia

O Potência Tech é um projeto que faz parte da área de educação do iFood. Foi lançado em outubro de 2021 como uma maneira de introduzir ao universo da tecnologia pessoas de perfil sub-representado: mulheres (cis e trans), homens trans, pessoas autodeclaradas negras, amarelas ou indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. São dois os principais objetivos do Potência: ajudar a combater o apagão tecnológico e promover a diversidade e a inclusão social por meio da carreira de tech.

“O case Potência Tech traz o desafio de romper a bolha para se comunicar com diversos públicos. É um projeto de comunicação para uma iniciativa do iFood que oferece bolsa de estudos para pessoas de baixa renda. O desafio era chegar nesse público específico e sensibilizar outras empresas que poderiam investir nesse projeto e falar para a sociedade sobre a importância de investir em educação”, disse Amanda Borsonello, coordenadora de Comunicação e ESG do iFood.

Para isso, a empresa lançou mão de um plano que contava desde a criação de uma música própria do projeto com um rapper famoso até batalhas de rimas no Twitter. O próprio CEO internamente participava dessas batalhas e de uma campanha robusta também em PR para explicar esse desafio para a sociedade. “Com isso, hoje temos mais de 30 mil pessoas inscritas no projeto com uma série de resultados positivos.”

Foi usado, principalmente, Instagram, Facebook, banner em sites ligados à tecnologia e educação e banner nos celulares. Em seguida, o foco foi na divulgação orgânica da plataforma, com o objetivo de, além de converter inscritos para o Potência, levar as mensagens de educação para a sociedade em geral. Para isso, foi lançado mão de uma estratégia robusta de PR, imprensa.

Em paralelo a isso, foi comunicado a abertura de vagas aos entregadores, com alta adesão desses parceiros. São 28 entregadores formados, 22 empregados, sendo 17 no iFood. A procura costuma ser tão grande que o Potência Tech abriu uma turma exclusiva para eles, em fase final de seleção. Essas comunicações foram feitas diretamente aos entregadores, mas também pelas redes sociais e imprensa.

É dessa forma que o iFood está pavimentado o caminho para alcançar o compromisso público da empresa de formar e empregar 25 mil em tech, levando, através da comunicação, as mensagens sobre a importância de diversificar esse universo ainda predominantemente composto por homens brancos e heterossexuais.

https://www.youtube.com/watch?v=I20NX6TORUE