PRÊMIO ABERJE 2022

CASES VENCEDORES

Mídia Impressa

Sotreq

projeto | Revista Elo e Sotreq - uma história e um recomeço

agência | FSB Comunicação

região | Espírito Santo e Rio de Janeiro

revista sotreq

Recomeço digno de capa da revista

Em plena era digital a Sotreq aposta na comunicação impressa de olho nos que não tem acesso à internet

A transformação digital na economia tem mudado a forma como as pessoas se relacionam e consomem notícia. Então, é o fim da mídia impressa, certo? Errado. Pelo menos não é o que pensa a Sotreq, gigante paulista do setor de distribuição de máquinas. Entre 1999 e 2016, a empresa produziu, imprimiu e distribuiu a Revista Elo. Foram 70 edições, chegando à tiragem máxima de 35 mil exemplares. Mas parou. E voltou. “É inegável a necessidade de explorar ferramentas digitais, mas nem todos tem acesso a essa realidade. E foi pensando nesse contexto que decidimos retomar a Revista Elo. Até hoje, sair na revista é considerado status para nossos clientes” disse Juliana Araújo, coordenadora de Comunicação e Inteligência de Mercado da Sotreq.

As estatísticas sustentam a decisão de retomada do impresso. Em 2020, o Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, constatou que 26% da população brasileira não tem acesso à internet. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros não é impactado pelas mídias online e esse é um número bem expressivo. Uma parte do público está em locais de difícil acesso, áreas sem alcance de sinal de internet e que ainda dependem das mídias offline. “Por mais que vivamos em mundo em que o digital tem expandido e ganhado força a cada dia, muitas pessoas ainda vivem experiências diferentes”, lembrou Juliana.

A retomada do conteúdo impresso foi decidida em 20121. A estrutura foi definida tendo como foco os consumidores e com conteúdo marcado por tendências de mercado. O objetivo era tornar uma referência de comunicação nos segmentos que atuam, contribuindo para o negócio dos clientes e não apenas para vender e reforçar a imagem da Sotreq e de nossos produtos. Em parceria com a FSB, a agência de comunicação e conteúdo, foi criada a nova proposta da revista.

A ideia também foi seguir com alguns materiais variáveis, para ter, a cada edição, um conteúdo mais dinâmico e atrativo. “O objetivo era atender, de forma efetiva, todos que estão nas mídias digitais com campanhas pensadas estrategicamente para atingir os clientes, mas também aquele cliente que está numa plataforma de petróleo ou numa vasta floresta plantada”, explicou Juliana.

https://www.youtube.com/watch?v=SXgqliYWqu8