21 de dezembro de 2022

Um papo sobre a Amazônia

Série audiovisual do Instituto Cultural Vale lança um novo olhar sobre os signos da cultura paraense

Presente há mais de 30 anos na Amazônia, a Vale construiu um legado positivo de desenvolvimento econômico, social e de conservação ambiental para mitigar os impactos de suas operações minerais. Há quase duas décadas, a empresa investe também em um dos principais pilares da sustentabilidade: a valorização da cultura. Em 2020, a empresa criou o Instituto Cultural Vale, que busca prestigiar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar expressões artísticas em suas múltiplas manifestações.

Por sua grandeza territorial, o Pará possui um mix de culturas dentro de um único estado. Com forte influência afro-indígena, é possível notar em seu povo uma pluralidade de sotaques, culinárias e costumes. A Vale e o Instituto Cultural Vale precisavam tornar ainda mais conhecidas as expressões artísticas do estado, dando voz aos talentos locais, aos guardiões de memórias e tradições, aos paraenses que reinventam o “fazer arte”. Nasce, assim, o Papo de Raiz, um experimento audiovisual que lança um novo olhar sobre os signos da cultura paraense.

Em formato digital, a websérie é conduzida por um influencer cultural da região: Jeff Moraes, cantor, compositor, influencer digital e artista multimídia afroamazônida. “Em 2021, a Vale e a Vale Cultural me convidaram para falar sobre cultura no Pará. Aí nasceu o Papo de Raiz, a websérie sobre novas manifestações artística na Amazônia. Os resultados mudaram a percepção de como o público enxerga o apoio da Vale e a nossa cultura.”

A narrativa utiliza o formato de um bate-bola entre o apresentador e seus entrevistados sobre temas que já são velhos conhecidos do povo paraense, mas no programa vistos por outro prisma. O Papo de Raiz deu espaço para diversos talentos, que não têm o tradicional background artístico de muitos, mas que reinventam formas de artes, seja nas ruas, no meio da floresta e até nos rios.

A estética da websérie explora a identidade paraense através de cores, ícones típicos e elementos gráficos que trazem novas perspectivas criativas da vivência do povo com a região. Com esse projeto, a Vale pôde demonstrar que a cultura é um instrumento de transformação social e, com o apoio do audiovisual, foi possível democratizar o acesso a novas formas de cultura da região e despertar o orgulho de seu próprio povo.

https://www.youtube.com/watch?v=DAduv6dJTzM