21 de dezembro de 2022

Nova fase, nova marca para a VTEX

Trabalho conjunto com a agência Edelman projetou a empresa de e-commerce para o mundo

Em julho de 2021, a empresa brasileira de e-commerce VTEX atraiu os holofotes do mercado internacional ao abrir seu capital na Bolsa de Nova York (NYSE). O IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial) atraiu US$ 361 milhões de investidores e gerou uma gigantesca exposição de imagem para a empresa. Outrora uma marca não tão conhecida, a façanha só foi possível porque antes da oferta os fundadores da empresa, Geraldo Thomaz e Mariano Gomide de Faria, definiram uma ofensiva para fortalecer e consolidar a VTEX pelo mundo afora.

Sob coordenação da agência Edelman foi reconstruida a estrutura de comunicação, divulgação à imprensa e relações públicas. Houve também a elaboração de um media training híbrido (presencial e digital) nos  idiomas inglês e português para executivos da companhia. E o mais importante: às vésperas do IPO, foi produzido um road show film de 30 minutos para apresentar a VTEX em detalhes aos investidores.

Dentro do ecossistema Enterprise Digital Commerce Platform, reforçou-se a atuação da VTEX em mais de 30 mil lojas on-line nos 30 países em que a companhia atua. Thomaz e Farias concederam dezenas de entrevistas, no formato presencial e online, a jornalistas do Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Itália e Romênia. “Precisávamos de uma marca forte, posicionada de igual para igual com nossos concorrentes. A VTEX já há muito estabelecida no comércio global tinha de mostrar sua solidez e expertise em e-commerce”, explicou Thomaz.

A iniciativa foi resultado de um esforço conjunto e de colaboração entre as áreas de comunicação, pessoas, marketing e relação com os investidores. Graças a união de esforços, os colaboradores da VTEX deram vida a uma estratégia de comunicação 360, capaz de transmitir a visão da empresa de uma forma convincente e confiável.

Rodrigo Jorge, atual CISO (Chief Information Security Officer) da VTEX, afirmou que, numa fase de constantes ameaças à segurança da informação nas empresas, a iniciativa foi uma tarefa importantíssima. “Os impactos negativos advindos de fraudes, vazamentos e invasões são cada vez mais notáveis, impactando a vida dos clientes e trazendo prejuízos de toda ordem. É preciso criar novas funcionalidades e conhecer todo o campo de ameaças existentes para reduzir a probabilidade de brechas e fraudes.”

https://www.youtube.com/watch?v=ZnYQYIBLoG4