21 de dezembro de 2022

Um porto para a governança

Websérie pioneira ajuda a Santos Brasil a aprimorar a comunicação com mercado e stakeholders

Além de movimentar produtos que entram e saem do País, o terminal portuário Santos Brasil tem se tornado um porto seguro para as boas práticas de governança corporativa. Sua mais recente ação comprova isso: uma megainiciativa para aprimorar a comunicação com o mercado, investidores e parceiros, que deu origem à websérie Santos Brasil na Bolsa, lançada em setembro de 2021. O roteiro é desenhado em cinco módulos de aprendizagem, de conteúdos exclusivos e de fácil assimilação, desenvolvidos para corresponder às exigências do projeto.

Foram dois os objetivos principais. Primeiro, construir um discurso de fácil compreensão para que as pessoas impactadas compreendessem as mensagens transmitidas. Segundo, montar uma campanha de comunicação que provocasse mobilizações e construísse um diálogo inédito no setor. As regras, transmitidas com antecedência para os funcionários, eram obrigatórias nas áreas administrativas e optativas nos ambientes operacionais. O intuito era incentivar o público interno a seguir os episódios da websérie. Também foi criada uma campanha com foco no conteúdo básico de cada fase para que todos embarcassem na mesma jornada, com prêmios especiais aos que assistissem toda a série e tivessem mais interações.

Durante dois meses, a websérie, pioneira no setor, contou com a participação de especialistas e a mobilização dos mais de 3 mil funcionários. Foram mais de 1,3 mil horas de treinamento, com avaliação média de 88 pontos em uma escala de zero a 100. “Por meio de um treinamento didático, fortalecemos a nossa cultura como uma companhia de capital aberto e aproximamos ainda mais os funcionários do negócio, cientes dos seus direitos e deveres perante o mercado de capitais”, explica Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores.

De acordo com Flávia Mouta, diretora de Emissões da B3, a Santos Brasil – a listada desde 2006 na B3 e integrante do Novo Mercado desde 2016 – investe constantemente em estratégias e ações aderentes aos pilares ESG. Uma dessas iniciativas foi a websérie Santos Brasil na Bolsa. “A disseminação de uma cultura de capital aberto é um dos componentes desse esforço e se transforma em tarefa mais do que fundamental no alinhamento de interesses, compromissos e obrigações relativas ao posicionamento da Santos Brasil no mercado.”

https://www.youtube.com/watch?v=BbHK6lP-Cjk