Cases Premio 2022
Nos últimos anos, ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) são demandas do meio corporativo
Entre as empresas que incorporam as iniciativas como um propósito para os negócios, destacam-se as que entenderam que temas como inclusão são bons para elas e para a sociedade. É o caso da Localiza, maior locadora de carros da América Latina. O cofundador e presidente do Conselho de Administração, Eugênio Mattar, define essa virada de chave como evolução cultural: “Cuidar das pessoas e valorizar quem realmente são é aprender, respeitar e abraçar as diferenças”. Ele afirma que o futuro da mobilidade será construído por indivíduos de todas as idades, raças, nacionalidades, orientações sexuais, identidades de gênero, culturas, classes sociais, espiritualidades, experiências, com ou sem deficiência, de todos os conhecimentos.
Por isso a empresa instituiu o Programa de Diversidade e Inclusão, lançado em 2021 na live Diversidade Faz a Diferença, com a presença do CEO e do COO. Foram apresentados os líderes e colíderes aprovados em processo seletivo interno. “Desde 2018 a Localiza investe na oportunidade de fortalecer a cultura e os valores da companhia”, diz Mattar. O projeto de Cultura Organizacional incluiu uma profunda imersão interna de escuta para identificar valores a trabalhar, como o “Gente que Inspira e Transforma”, que impulsionou o empoderamento dos colaboradores com ações de diversidade, inclusão e incentivo ao protagonismo na carreira.
A proposta, que incluiu diferenciais como jornada flexível e liberdade no dress code, possibilitou a criação dos grupos de afinidade, equipes multidisciplinares de colaboradores engajados com o tema para garantir “lugar da fala” às pessoas que sofrem diretamente o preconceito. Daniel Linhares, diretor de Gente e Sponser do Programa de Diversidade Localiza, confirma: “O mundo da mobilidade precisa ser construído por múltiplas vozes, por um time diverso e com a inclusão pulsando em nosso sangue verde. Queremos nossos colaboradores como eles são”.
Para a divulgação do programa foram utilizados os canais de comunicação interna da companhia, como banners na intranet e redes sociais, lives e podcasts, além de palestras e debates, com grande feedback positivo nas redes sociais corporativas. Os resultados da campanha demonstram que a atuação da Localiza transborda os limites internos e alça voos maiores, inspirando outras empresas a ser mais ativas em seu papel social por uma sociedade mais justa.