Entrevista COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL · EDIÇÃO 112 · 2025

Karla Magalhães
“O relações-públicas é um estrategista de pessoas”

Karla Magalhães
“O relações-públicas é um estrategista de pessoas”

Nas festas da adolescência Karla Magalhães já se destacava como a pessoa que conectava grupos distintos. “Sempre gostei de contar histórias e de construir pontes entre as pessoas”, relembra. Essa habilidade natural a levou a escolher relações públicas como profissão sem hesitar. Formou-se na tradicional Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo (SP), sua cidade natal. Desde 2022 integra a equipe da Sompo, seguradora com mais de 135 anos de história. Após reformular a comunicação interna da empresa, passou a se envolver em atividades relacionadas à gestão de talentos.

O que despertou seu interesse pela área de comunicação?

Sempre fui muito comunicativa. As atividades em que eu me envolvia na escola incluíam comunicação e artes. Por um tempo me arrisquei no cinema. Para mim havia um aspecto importante: conectar pessoas diferentes.

Algum momento marcante da sua trajetória que você gosta de lembrar?

Tenho um encanto real pelas empresas por onde passei. Eu preciso estar onde os meus olhos brilham. Mas quero destacar o momento em que eu estou na Sompo, onde algumas datas foram especialmente marcantes. Entrei no dia 9 de maio de 2022, e em poucos dias recebi a missão de revisar a estratégia de comunicação interna e repaginar os canais. O redirecionamento estratégico foi anunciado ao público no dia 24 de maio. Outro acontecimento, que celebramos todos os anos desde então, foi o lançamento do Sompo Comunica, em 2 de agosto de 2022. Ele se mostrou uma ferramenta crucial para transformar a comunicação interna da companhia.

Conte-nos um pouco sobre a sua área.

Entrei como coordenadora de comunicação interna e cultura, cuidando também de diversidade, qualidade de vida e responsabilidade social. Em 2023 assumi a função de treinamento e desenvolvimento. O nosso momento de cultura exigia um olhar dedicado para desenvolvimento de líderes.

Em abril de 2024 fui promovida a gerente e assumi também recrutamento e seleção. Hoje eu olho para a jornada integral dos colaboradores, da recepção ao candidato até a saída do profissional. Tenho um time de dez pessoas. Essa proximidade da Comunicação com Recursos Humanos não é muito comum, e é promissora. Somos todos profissionais focados em relações humanas.

O que você destaca no ano de 2024 entre os projetos e atividades que realizou?

Neste ano a Sompo foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil pelo Ranking Nacional da GPTW. Além disso, tivemos o primeiro programa de estágio afirmativo, direcionado para pessoas pretas e pardas. E, do ponto de vista pessoal, recebi o reconhecimento da Aberje, que foi muito importante para mim, e fiz uma viagem para Nova York pela empresa, para participar de atividades com o time global de comunicação.

Que valores você prioriza ao liderar sua equipe?

Trago para meu time um conceito que sempre apliquei na estratégia de comunicação interna: precisamos focar no que é necessário, no que é prioridade. Não posso criar distrações e sobrecargas para as pessoas.

Qual livro ou autor mais influenciou sua forma de pensar?

Se tem um livro que me inspira é Essencialismo: A disciplinada busca por menos, de Greg McKeown. Ele tem tudo a ver com a estratégia de comunicação que estabelecemos.

O que você faz para relaxar e recarregar as energias?

Gosto muito do ar livre e de atividades diurnas. Gosto muito de pedalar; já fui ciclista assídua. E estou evoluindo no surfe, um esporte que me traz muitas reflexões. Ele exige que eu esteja inteiramente focada. Além disso, o mar me traz um olhar sobre resiliência, já que, para pegar uma onda, é preciso passar pela arrebentação. Ou seja, toda realização demanda esforço.

Surfar também me ajuda a entender que eu não controlo todas as situações. Nem toda onda que você pega vai dar certo. Se não der certo, você tenta novamente, mas em alguns momentos é melhor sair do mar, ou porque não tem onda, ou porque elas são maiores do que você está preparado. E está tudo bem.

Alguma frase ou conceito que você usa como mantra no dia a dia?

Costumo dizer para meu time: “Qual é a experiência que queremos gerar para as pessoas?” Se tivermos foco, as pessoas vão entender, assimilar, e eu vou gerar uma boa experiência. Não se trata de apenas executar tarefas, mas sim de pensar nas motivações. Estou me formando como analista quântica, que é um método de análise de perfil comportamental difundido pela doutora Claudia Riecken. Com ela aprendi que o profissional de relações públicas é um estrategista de pessoas.

 
COMPARTILHAR