IMPRENSA

Takeda Distribuidora

  • Projeto QDENGA - Informação e ciência: o papel da comunicação para garantir o acesso dos brasileiros à vacina contra a dengue
  • Agência KUBIX ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO LTDA
  • Região São Paulo
 
 
Informação vital

Em dezembro de 2023, o Brasil tornou-se o primeiro país a incorporar ao SUS uma vacina contra a dengue, desenvolvida pela biofarmacêutica global Takeda. Com presença em mais de 80 países e cerca de 50 mil funcionários, a Takeda tem sete décadas de experiência em imunizantes no Japão. No Brasil, a empresa conta com cerca de mil colaboradores, um escritório em São Paulo e uma fábrica em Jaguariúna (SP).

Essa conquista ocorreu em um contexto de alta disseminação de fake news sobre a epidemia de dengue e dúvidas da população sobre o avanço da doença. Por isso, a comunicação estratégica foi crucial para informar o público e promover um entendimento positivo da vacina.

A Takeda priorizou o relacionamento próximo e ágil com a imprensa, atendendo a demandas rapidamente e facilitando o acesso aos porta-vozes. Um plano de advocacy foi estruturado para divulgar dados científicos e reforçar mensagens-chave sobre a vacinação como medida preventiva. Além disso, o monitoramento de redes sociais e mídia permitiu identificar riscos e oportunidades para ajustes imediatos na comunicação.

Em 2023 a empresa lançou o site Conheça a Dengue, com informações sobre prevenção, e realizou a pesquisa Dengue: o impacto da doença no Brasil, que analisou o conhecimento público sobre a epidemia. Os resultados foram apresentados em parceria com a Sociedade Brasileira de Infectologia em um webinar para 16 jornalistas, resultando em mais de 380 matérias com audiência estimada de 65 milhões de pessoas.

A Takeda também adotou uma postura proativa para combater desinformação, antecipando dúvidas e corrigindo equívocos na imprensa. Essa abordagem incluiu entrevistas com veículos de grande alcance, como a Folha de S.Paulo, garantindo o endosso à vacina. Após a publicação no Diário Oficial da União sobre a incorporação ao SUS, mais de 1.900 matérias foram veiculadas em dez dias, alcançando uma audiência estimada de 70 milhões de pessoas.

Na primeira campanha de vacinação em massa, em janeiro de 2024, a Takeda produziu materiais informativos para a imprensa, gerando cerca de 1.100 matérias e atingindo 163 milhões de pessoas. Durante o período, o Ministério da Saúde liderou a divulgação, enquanto a Takeda manteve seu foco no fortalecimento do relacionamento com a mídia.

O investimento total no projeto, ao longo de 18 meses, foi de aproximadamente 2 milhões de reais, consolidando a Takeda como referência na promoção da saúde pública e no combate à desinformação.

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