Estante COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL · EDIÇÃO 111 · 2024

OS MAIS RECENTES LANÇAMENTOS DA EDITORA ABERJE

Lançamentos da Editora Aberje

RISCOS DE COMUNICAÇÃO: A Relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas
A obra de Sérgio Andreucci apresenta um estudo aplicado que reúne informações privilegiadas sobre como se antecipar a riscos e lidar com eles, tornando a comunicação um elemento estratégico capaz de contribuir com resultados mais eficazes para o cumprimento de metas. Elementos como identidade, imagem e reputação de organizações podem ser melhor compreendidos e postos como posicionamento estratégico a partir da leitura atenta. Organizada em seis capítulos, a obra fundamenta bases do planejamento para que se compreendam os ambientes e seus fatores de impacto, os elementos culturais das organizações, discute a construção de narrativas organizacionais, reflete sobre a força e a relevância da opinião pública e o conhecimento sobre o perfil dos públicos. Encerrando o trabalho com um mergulho no universo corporativo, a partir de estudo de caso relativo a riscos e a crises, o autor apresenta uma nova metodologia de gestão por meio de uma matriz de probabilidade de riscos em comunicação. Obra fundamental que deve estar sempre à mão para consulta e que certamente dará régua e compasso para o gestor em situações que necessitem ser contingenciadas.

Luiz Alberto de Farias

Professor livre-docente na Universidade de São Paulo (ECA USP) e professor titular na Universidade Metodista de São Paulo

GUIA DE COMUNICAÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO: Estratégias para melhorar a reputação do setor por meio de uma comunicação efetiva

Mais do que uma publicação técnica, a obra de Nicholas Vital nos convida a um passeio pela história da agricultura no Brasil, lembrando como nos transformamos de um país que já enfrentou escassez de alimentos em um dos maiores exportadores de grãos e carnes do mundo. Por outro lado, Nicholas também lembra que, se avançávamos na produção de alimentos, na comunicação não havia a mesma evolução. “Focado na eficiência dentro da porteira, o agronegócio nunca se preocupou em contar suas histórias”, reflete Vital em uma das passagens iniciais do livro. Sua obra vem corrigir esse gap de histórias ao nos presentear com cases de pessoas e de empresas que vivenciaram desafios e conquistas na comunicação do agronegócio. Todo o conteúdo riquíssimo apresentado nos traz a certeza de que, se já levamos muitos gols – como na analogia que Nicholas faz com o futebol ao longo da obra –, também ainda há tempo para empatarmos e virarmos o jogo na comunicação do agronegócio no Brasil.

Daniel Escobar
Gerente de Comunicação Corporativa da Amaggi

MUITO ALÉM DO MEDIA TRAINING: O Porta-voz na Era da Hiperconexão

Muito Além do Media Training – O porta-voz na era da hiperconexão é um guia completo sobre mídia contemporânea que vale muito a leitura de todos que quiserem aprender sobre o universo da comunicação digital e multiplataforma. O título corresponde à densidade do conteúdo do livro escrito por Patrícia Marins e Miriam Moura. As duas autoras compartilham aprendizados em 20 anos de cursos e capacitações para mais de 12 mil executivos e gestores públicos e privados.

Dividido em dez capítulos temáticos, o livro traz entrevistas com porta-vozes treinados pelas autoras e expoentes da comunicação contemporânea. Além de proporcionar leitura prazerosa, é um convite a todos os leitores que eventualmente vão se expor e desejam entender melhor esse processo com vistas a transmitir suas mensagens de forma objetiva e eficiente. Uma leitura aliada na jornada de construção de conhecimento e de aperfeiçoamento na arte de se comunicar de forma eficiente com os mais diversos públicos.

André Gustavo Salcedo Teixeira Mendes
Presidente da Sabesp

REGRAS NOVAS, JOGADORES ANTIGOS

Nesse ensaio, os autores (Carlos Parente e Leonardo Barreto) abordam como a atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) tem se adaptado, evoluído e crescido em importância no universo empresarial e nos círculos políticos e como todo o contexto ao redor está em constante mutação. Vivemos na era da evolução contínua, da transformação acelerada e da pluralidade de opções e pautas.

Nesse “novo mundo” em que tudo se transforma em um estalar de dedos, o jogo ganha novas regras a todo momento e os jogadores muitas vezes não têm a mesma rapidez em assimilá-las. Sobrevive mais e avança quem se adapta melhor. Com profissionais mais expostos às intempéries, é necessário um esforço maior de adaptação, ampliando o significado de RIG, para enxergar a atividade realmente como parte da cadeia de valor. Olhando não só as esferas políticas (Executivo, Legislativo e órgãos públicos), mas também os anseios dos públicos de relacionamento e da sociedade em geral.

Eduardo Dantas
Jornalista

COMO IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA ESG: Do Propósito à Ação

Como Implementar uma Estratégia ESG vem à luz no exato momento em que se faz necessária uma orientação prática, sintética e consistente para a multidão de profissionais que recém-adentram esse campo. Com sensibilidade e profundo conhecimento, Rodolfo Guttilla compartilha experiências, reflexões e ensinamentos essenciais para quem deseja – ou precisa – incorporar às suas atividades uma série de preocupações e procedimentos sociais, ambientais e éticos que, mesmo estando há décadas na pauta dos iniciados, permaneciam distantes da grande maioria dos gestores e comunicadores.

Escrito em primeira pessoa, o texto soa como uma boa conversa: um momento em que o autor nos conta um pouco do que viveu e pensou por meio de um relato fluido, bem estruturado e recheado de casos reais e exemplos práticos. Para mim – que há décadas atuo nesse campo e sou testemunha ou participante direto de muitos desses casos – foi o reencontro com uma história que precisa ser lembrada e compartilhada. Para quem está chegando agora é uma oportunidade imperdível para adquirir, de forma rápida e prazerosa, conhecimentos imprescindíveis para a atuação qualificada no campo do ESG e da sustentabilidade empresarial

Aron Belinky
Pesquisador, consultor e especialista em sustentabilidade,
responsabilidade social e consumo sustentável

 
COMPARTILHAR