capa_107
  • EDIÇÃO #107
  • ANO 30
  • 2021
# 107 - EDIÇÃO IMPRESSA

DOSSIÊ ESG

a etica e o capital CE 107A ÉTICA E O CAPITALNo universo corporativo contemporâneo, levar em conta os aspectos ambientais, sociais e de governança tornou-se mandatório e estar em conformidade com essas diretrizes éticas faz toda a diferença nos negócios. Os profissionais de comunicação empresarial precisam, mais do que nunca, participar ativamente dessa nova perspectivaFuturo sustentável CE 107FUTURO SUSTENTÁVELA preocupação com a crise ambiental do planeta tem levado os consumidores a cobrar empenho e engajamento dos setores público e privado. Muitas empresas já estão olhando adiante e tomando ações efetivas e visionáriasTudo pelo social CE 108TUDO PELO SOCIAL?A cobrança por maior diversidade nas esferas decisórias, a prevenção de assédio moral e sexual, o cuidado para com funcionários e comunidades estão cada vez mais presentes no cotidiano das corporações. É preciso comunicar com clareza os valores das empresas a partir de fatos e narrativas consistentesA boa governança CE 107A BOA GOVERNANÇAA forma como as empresas lidam com as questões ambientais e sociais pode ser totalmente comprometida pela falta de governança corporativa. E, se antes demandavam atenção, agora a governança e o compliance são pontos determinantesNovo mundo novas atitudes CE 107NOVO MUNDO, NOVAS ATITUDESO Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa é fruto de uma parceria de longa data entre a Aberje e o jornal Valor Econômico, a fim de discutir a reinvenção da comunicação e as novas estratégias de negócios em um mundo transformado pela pandemia. Separamos alguns dos momentos mais importantes dos quatro encontros

THINK TANK

coerencia constroi marca e reputação CE 107COERÊNCIA CONSTRÓI MARCA E REPUTAÇÃOA estratégia de comunicação de uma empresa reflete sua estratégia de negócios. Se existe coerência, o reconhecimento da marca acontece naturalmentea importancia do capital etico CE 107A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL ÉTICOEmpresas têm um papel fundamental na sociedade e colaboram com a descoberta de soluções conjuntas. Pandemia acelerou mudança de paradigmas e colocou o tema no centro da agenda corporativaESG representa salto sustentavel CE 107ESG REPRESENTA SALTO SUSTENTÁVELA evolução do tema foi lenta, mas finalmente os valores ESG estão sendo considerados importantes para os investidores e a estratégia das empresasÉ hora de agir com equidade CE 107É HORA DE AGIR COM EQUIDADEPara construir sustentabilidade, é preciso crescer economicamente, diminuir as desigualdades e encontrar caminhos para acolher, apoiar e transformarA sinceridade é uma moeda CE 108A SINCERIDADE É UMA MOEDANos dias atuais, ética é fundamental para a perenidade de qualquer companhia. Ou ela tem e demonstra isso claramente, ou estará fora do jogo em breveTrabalha e confia CE 107TRABALHA E CONFIAEm tempos de pandemia, as empresas precisam ter uma coordenação baseada na confiança. Sem isso, a clareza na tomada de decisões e o engajamento do público vão se corroendoPARA ALEM DA MERA PROPAGANDA CE 107PARA ALÉM DA MERA PROPAGANDAUma organização sustentável é aquela capaz de manter sua existência indefinidamente, seja utilizando recursos de forma não predatória, seja construindo relações satisfatórias e duradouras

ENTREVISTA

Estante CE 107 Gillian TettGILLIAN TETT “ESTAMOS EM UM PONTO DE VIRADA”Para editora da newsletter Moral Money, do Financial Times, o ESG se tornou uma ferramenta de gerenciamento de risco. E ela manda um recado ao agronegócio brasileiro: esteja atento

ESTANTE

Estante CE 1078 LIVROS PARA ENTENDER O MUNDO PÓS-PANDEMIAProfessores da Escola Aberje de Comunicação indicam as leituras que ajudarão a enfrentar os desafios do “novo normal”

PRÊMIO ABERJE 2020

Premio Aberje 2020 CE 107PRÊMIO ABERJE 2020A 46ª edição do Prêmio Aberje celebra o triunfo de profissionais e empresas que souberam enfrentar o desafio de um ano marcado por adversidades inéditas