Vale
- Projeto | Conexão Corredor Norte. Um bate-papo diferente e cheio de propósito.
- Agência | Phocus Propaganda e Marketing; Faz Promoções e Eventos
- Região | Norte e Nordeste
Para aproximar e alinhar líder e colaboradores com o propósito de sua operação no Corredor Norte, a Vale desenvolveu um talk show que teve aprovação unânime
Uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale está presente em 30 países, com cerca de 120 mil empregados próprios e terceirizados. Ela opera em diversos estados do Brasil e tem forte participação na área logística, com ferrovias, portos e terminais. Além disso, atua nas comunidades de sua área de influência com ativos sociais, culturais e ambientais, como parques e museus. Na Serra Norte/Carajás, em Parauapebas (PA), está a maior mina de ferro a céu aberto do mundo. Em conjunto com as minas de Serra Leste, em Curionópolis (PA), e Serra Sul/S11D, em Canaã dos Carajás (PA), produzem um minério de ferro de altíssima qualidade.
Todo esse minério produzido é transportado até o Terminal Marítimo Ponta da Madeira, no Maranhão, conectado pelo chamado Corredor Norte. São 892 km de trilhos da Estrada de Ferro Carajás até o Terminal Marítimo de São Luís (MA), o maior porto privado em volume de carga movimentada do país. É de lá que embarcam para os clientes globais. O Corredor Norte conta com 15.854 empregados próprios, além de mais de 14 mil terceirizados. Suas seis operações abrangem dois estados e 32 cidades.
Uma pesquisa interna feita pela Vale para entender a percepção de seu time sobre as atualizações da operação revelou que 75% dos empregados valorizavam receber informações diretamente das lideranças. Após serem suspensos por conta da pandemia de Covid-19, a Vale retomou esses diálogos diretos entre lideranças seniores dos colaboradores, mas em um novo formato: o de talk show, mais leve e dinâmico, com direito a atrações, reportagens e até entradas ao vivo. Ele também teve a apresentação compartilhada entre o diretor do Corredor Norte e empregados locais, dando protagonismo à equipe.
Intitulado Conexão Corredor Norte, o talk show foi realizado via webinar, pela plataforma Yammer, com entrevistados presenciais e virtuais. Para ter representatividade, a programação presencial foi intercalada entre os estados do Pará e Maranhão, com plateia composta por empregados das localidades e as pautas contemplando temas dos dois estados. O projeto foi concebido para ter três edições anuais, sempre com transmissões ao vivo e link para quem não pôde assisti-lo.
A atração tinha uma série de quadros especiais. Em um deles, no Repórter Ferrosos, os empregados “viravam” repórter por um dia para apresentar novidades relevantes de suas áreas. Para as ações de relacionamento pré, durante e pós projeto com seu público interno, a VALE usou ferramentas como E-Mail Marketing, Whatsapp, Intranet, entre outros meios. O case, que teve custo de R$ 164.975,50, foi um sucesso: a audiência média de cada edição registrou 7.193 pessoas. Na edição noturna, em outubro de 2022, teve pico de audiência com 11.284 colaboradores.
Nas pesquisas de satisfação, 99,5% dos entrevistados avaliaram o formato como positivo e 99,28% deram nota geral boa ou excelente para o projeto. O êxito foi tão grande que a atração foi replicada para os demais Corredores da Vale no Brasil, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na pesquisa de reputação que a Vale faz anualmente com seus empregados, observou resultados importantes conectados aos eixos e temas do Conexão Corredor Norte em 2022. Dentre eles, que 9 em cada 10 empregados têm orgulho de trabalhar na Vale.