IMPRENSA

DM9

  • Projeto | Custo do Ouro
  • Agência | CDN
  • Região | São Paulo
Custo do Ouro

Para mostrar ao Brasil e ao mundo os riscos do garimpo ilegal de ouro para o povo Yanomami, a DM9 criou um case estratégico que reverberou até no Oscar

 

Com o objetivo humanitário de mobilizar a imprensa e provocar o debate público sobre o garimpo de ouro ilegal no Brasil e os impactos que isso acarreta nas florestas e nas comunidades Yanomami, a DM9, junto com a Urihi Associação Yanomami, criou a campanha “Custo do Ouro”. O case foi desenvolvido em razão do atual cenário desse tipo de atividade no país. Basta lembrar que o maior território indígena do Brasil, que pertence à comunidade Yanomami, tem passado nos últimos anos por uma crise sem precedentes.

E a causa é o garimpo ilegal, principalmente de ouro. Ele é o grande agente da degradação e do desequilíbrio ambiental da região. E de mortes. Em 2020, a taxa de mortalidade daquela localidade foi de 10,7 óbitos para cada mil habitantes, mais de três pontos acima da média nacional se comparada com a medição do mesmo período, o primeiro ano da pandemia.

A primeira ação do case foi o lançamento de um vídeo-depoimento do líder Júnior Hekurari Yanomami. Na produção, ele convocou os indicados ao Oscar a trocarem a estatueta de ouro por uma versão em madeira e a silhueta do Deus Omama, considerada a divindade responsável pela proteção para todos os males.

Como parte da estratégia da DM9, várias estrelas de Hollywood e outras personalidades ligadas ao entretenimento ou ao meio ambiente foram marcadas no post do vídeo e convocadas para se engajar na iniciativa. Os materiais de campanha que tinham o líder indígena como porta-voz foram compartilhados em primeira mão no UOL, o que deu destaque ao movimento na home do portal.

A iniciativa seguinte contemplou contatos diretos e uma abordagem personalizada de pauta com influenciadores nacionais e internacionais e os mais relevantes veículos, como O Globo, Folha de S.Paulo, Reuters, entre outros, sempre trabalhando especificamente cada uma das editorias conectadas com o assunto, como sustentabilidade, cinema, cultura etc.

Para tornar a estratégia mais eficaz, foram promovidos encontros do porta-voz com correspondentes e agências internacionais. Isso tornou possível amplificar a mensagem para além da audiência nacional. Vale ressaltar que houve um preparo prévio com o porta-voz para alinhar o discurso e acertar os conceitos e palavras-chaves mais importantes. Um dos destaques do processo de divulgação foi o de colocar alguns jornalistas em contato com a estatueta de Omama, desenvolvida por meio de uma cocriação com a comunidade Yanomami.

Os resultados do case mostram que ele foi extremamente bem-sucedido: gerou 14 milhões de reais em mídia conquistada, 560 matérias na imprensa e mais de 300 mil interações nas redes sociais. A repercussão gigantesca passou por pautas nos principais veículos do país, além do engajamento de figuras públicas como Marina Silva, Luciano Huck, Dj Alok e Sonia Guajajara.

A campanha foi abordada pela atriz Camila Morgado durante a transmissão do Oscar, o que fez o tema ser o mais buscado no Google Brasil durante a maior premiação do cinema mundial. O case ainda entrou na shortlist de várias categorias do Prêmio Cannes Lions 2023 e ganhou o Leão de Ouro em Design.

COMPARTILHE