CONSUMIDOR/CLIENTE

Iveco

  • Projeto | Quem vê cara não vê caminhão
  • Agência | TERRA VERDE PRODUTORA; Domínio Público
  • Região | Minas Gerais e Centro-oeste
Quem vê cara não vê caminhão

Para diminuir o preconceito contra os caminhoneiros, a IVECO criou campanha que mostrou a diversidade e o valor desses profissionais

 

A Iveco, uma das principais montadoras do setor de transporte global, tem a missão de ser a parceria mais confiável e a montadora full liner mais flexível do segmento, possibilitando eficiência nos negócios de seus clientes. Presente em 100% dos estados brasileiros e no DF, oferece uma gama completa de veículos comerciais, dos leves aos pesados. Ela também produz veículos equipados com alta tecnologia em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, somando 4.200 pontos de vendas e de serviços em mais de 160 países.

Há mais de 40 anos, a empresa também tem buscado o pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias verdes. Graças às suas pesquisas e investimentos no campo de trações alternativas, tornou-se a primeira montadora a oferecer um portfólio “verde” completo em todos os segmentos.

A Iveco também foca em ser a marca parceira dos caminhoneiros em suas soluções e pós-venda e ainda atua para que a sociedade possa se sensibilizar sobre a vida desses profissionais da estrada. E eles são muitos: dos mais de 74 milhões de motoristas no país, 2 milhões são caminhoneiros. E, apenas em 2019, o mercado de transporte de cargas no Brasil movimentou cerca de R$ 417,4 bilhões!

Uma pesquisa feita em 2019 pela Confederação Nacional de Transporte mostrou que, ao mesmo tempo que a maior parte deles considera a profissão perigosa, gosta da rotina de conhecer lugares novos. Em meio a um cotidiano de riscos e alegrias, os caminhoneiros ainda sofrem com os preconceitos da sociedade, que tem uma imagem estereotipada sobre a aparência e o comportamento deles.

Como aliada desses “Reis da Estrada”, a IVECO sabe que, mesmo com toda essa visão pejorativa, eles têm paixão e compromisso pelo que fazem. Por isso, no Dia do Caminhoneiro, em 2022, a IVECO celebrou e atuou para ajudar a desconstruir esses estereótipos em torno deles com a campanha “Quem vê cara não vê caminhão”. Ela foi produzida com protagonistas caminhoneiros reais que, além de fugirem do padrão esperado pela sociedade, revelaram histórias inspiradoras.

Para contar essas histórias, a IVECO desenvolveu uma trilogia de filmes. Cada episódio foi lançado nas três diferentes datas em que se celebra o Dia do Caminhoneiro no Brasil. No primeiro, mostrou como a mulher de um profissional que ficou paraplégico se tornou caminhoneira. No segundo filme, revelou um caminhoneiro que também é cantor. E, no terceiro episódio, contou a história de um profissional de apenas 21 anos, que além de encarar as estradas ganha a vida como Youtuber.

A estratégia de divulgação do case para a imprensa contou com distribuição de presskits com carta sobre o tema e um cubo mágico com a imagem dos protagonistas. Foram feitos também posts nas redes sociais abordando a campanha e estimulando que todos os profissionais compartilhassem suas rotinas na boleia. Para Instagram e WhatsApp ainda foram criadas figurinhas com mensagens da ação, como “Todos aqui são caminhoneiros Iveco”.

O público interno da Iveco acessou os três episódios da campanha através de e-mail marketing. A Iveco investiu um total de R$ 255.265,65 no case. Além da repercussão positiva na imprensa e redes sociais, o case rendeu 9,8 milhões de impressões, 2,7 milhões de engajamentos totais e 1,1 milhão de visualizações.

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