RELACIONAMENTO INTERNACIONAL

Valmet

  • Projeto | Valmet Customer Days - A indústria brasileira em destaque para o mercado global de celulose e papel
  • Região | Sul
Valmet Customer Days

Ao destacar os cases de sucesso do país em evento global para clientes, a Valmet mostrou o protagonismo do Brasil em sua cadeia produtiva

 

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologia, automação, soluções em válvulas para controle de fluxo e serviços para indústrias. Com sede na Finlândia, conta com mais de 17 mil profissionais em todo o mundo. A Valmet América do Sul possui unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG) e Imperatriz (MA) e no Chile. Na linha de atuação, fornece tecnologias principalmente para fábricas de celulose, linhas de produção de papel tissue, entre outros setores.

Por manter uma oferta tão completa e complexa aos clientes, foca em marketing e comunicação para promover suas últimas tecnologias e as melhores práticas aplicadas nas fábricas de seus clientes, destacando seu posicionamento como marca líder. Nessa estratégia, realiza um evento global, o Valmet Customer Days, onde aborda as últimas tecnologias e tendências do mercado de celulose, papel, tissue e energia para seus clientes globais. Realizada em Copenhagen, em março de 2023, reuniu 273 participantes de 32 países e 23 brasileiros. Essa foi a edição que teve a maior participação de brasileiros.

Nos últimos 10 anos, o Brasil vem passando por um ciclo de grandes investimentos, recebendo novas fábricas com inovações em equipamentos que produzem celulose 100% à base de eucalipto, hoje a principal madeira plantada no país. Com esses avanços, o Brasil se destacou no evento da Valmet, repercutindo no mercado por meio de e-mail marketing, site, vídeo e publicações da empresa no LinkedIn e na revista da Valmet, a Forward Magazine.

As apresentações de cases brasileiros no evento, preparadas pelo time de marketing, mostraram como grandes projetos foram desenvolvidos com êxito, tornando-os referências globais e elevando a imagem do Brasil como líder em tecnologia e inovação. A apresentação do Brasil ainda abordou o projeto BioCMPC, que pretende modernizar e aumentar a capacidade de produção da fábrica do Grupo CMPC, localizada em Guaíba-RS. A Valmet é a principal fornecedora do projeto que deve se tornar uma das fábricas mais sustentáveis do Brasil.

Na sessão de papel, foi apresentado o projeto Puma II, da unidade de Ortigueira-PR, da Klabin. Um dos maiores investimentos do estado, iniciou-se em 2015 e terminou em 2023. A Valmet forneceu tecnologia que possibilitou que a Klabin diversificasse seu portfólio de produção de celulose. Nesse mesmo case, foi destacado o êxito da entrega da Máquina de Papel 27, a única no mundo a produzir celulose 100% de eucalipto, algo inédito no mercado.

Finalmente, na sessão sobre o Futuro Interativo, os simuladores da operação da Valmet foram apresentados, tendo como exemplos o projeto Puma, da Klabin, que possui simuladores nas máquinas de papel 27 e 28, e a nova fábrica de celulose solúvel da LD Celulose, que tem simuladores em 14 áreas de processo e fabrica celulose para tecidos sustentáveis. Cerca de R$ 930 mil foram investidos no case.

Uma pesquisa pós-evento mostrou sua alta aprovação e o desejo dos participantes de estarem em edições futuras. Nas redes sociais, a repercussão foi muito positiva e destacou os cases brasileiros no país e no mercado global, mostrando o protagonismo da marca em seu segmento.

COMPARTILHE