PRÊMIO ABERJE 2022

CASES VENCEDORES

Mídia Digital

Energisa

projeto | Energisa: voando alto nas redes sociais

agência | Heads Propaganda

região | Minas Gerais e Centro Oeste

midia digital energisa

Interação com os seguidores

Energisa reformula sua comunicação nas redes sociais engajando colaboradores e consumidores

Nos dois últimos anos a Energisa fez uma reformulação completa na abordagem das redes sociais. A comunicação da empresa adotou uma estrutura de ecossistema para que redes sociais, publicidade, imprensa e comunicação interna passassem a atuar em total sinergia e em convergência para o negócio. “Criamos uma comunicação com um mindset digital, data driven e focado na inovação. Dessas mudanças surgiram conversas mais relevantes e positivas dos nossos seguidores” , explicou Bruna de Frias Rodrigues, gerente de Experiência de Marca.

Ancorada nas redes sociais, a campanha contou com a ativação integrada do ecossistema de comunicação e a resposta veio em cinco drivers:

  1. Redes em sinergia: O primeiro direcionador foi criar uma sinergia entre as redes: fazendo com que cada uma seja usada no seu melhor potencial e contribua para o bom desempenho das demais. Todas as redes foram utilizadas, cada uma com seu direcionamento específico.
  2. Data driven: A inteligência de dados tem sido a principal aliada na gestão das redes sociais. Com ela são monitorados os conteúdos mais atraentes, as redes mais adequadas, os formatos mais engajadores e os creators mais relevantes. A partir dessa análise sistemática, foi estruturado uma comunicação Always On para aproveitar oportunidades, estreitar laços, ampliar espaços qualificados de exposição e mitigar ofensores.
  3. Tom de voz dinâmico: Mais do que os investimentos em inovação e tecnologia, são as histórias reais que os colaboradores vivenciam em campo, os melhores motores de identificação e admiração. Foi usada uma linguagem divertida, com a participação de um personagem que já havia conquistado os nossos clientes: o Descomplicador, performado pelo humorista Paulo Vieira.
  4. Atendimento tá ON: Para esclarecer dúvidas e prestar suporte aos clientes, a ordem é estar sempre ON. O SAC 2.0 tem papel central para que isso aconteça. Expansão do atendimento para todas as redes sociais, tanto em comentários no feed como inbox. Ampliação do horário (todos os dias das 6h à meia-noite) e com cobertura para todas as redes, permitindo postagens e respostas em qualquer dia, inclusive feriados. Resposta a um volume maior de comentários.
  5. Mídias online jogando: O investimento em mídia paga é feito em conexão direta com a estratégia de redes sociais, com foco de potencializar o alcance e entregar os conteúdos para além dos nossos seguidores.

https://www.youtube.com/watch?v=d5g1Qr3ldJY