Cases Premio 2022
Eficiência para estancar a crise
Rapidez e comunicação assertiva foram fundamentais para a BRK em solução de crise hídrica
“Imagine começar um negócio e, depois de três meses, o seu fornecedor te dizer que não consegue mais entregar o produto.” A dramática situação descrita pelo executivo Felipe Guimarães, gerente de Comunicação e Sustentabilidade na BRK Ambiental, em Alagoas, exemplifica o desafio real enfrentado pela empresa de saneamento em 2021, quando a companhia venceu o leilão voltado ao tratamento de água e esgoto de 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió.
Em outubro daquele ano, o Sistema Aviação – um dos fornecedores de água para as tubulações – tinha sido paralisado pelo rompimento da adutora ligada ao reservatório da BRK, ponto inicial para distribuição. O sistema fica na Área de Proteção Ambiental do Catolé, em Alagoas, sob mata fechada e de acesso difícil. Resultado: torneiras secas em alguns dos mais populosos bairros da parte alta de Maceió. O contratempo afetou 50 mil moradores, que tiveram de ser abastecidos com caminhões-pipa. Fiel ao modelo de gestão ESG, a BRK mobilizou setores diversos para viabilizar uma força-tarefa voltada às decisões estratégicas. Além disso, criou um comitê de emergência e intensificou o atendimento à comunidade prejudicada, usando as redes sociais e a mídia em geral para levar mensagens ao público.
“A BRK imediatamente mergulhou no processo de solução desse problema e a comunicação foi muito importante pra gente conseguir informar a população de forma rápida, transparente e assertiva”, afirmou Guimarães. “Todas as nossas ações de comunicação foram focadas no relacionamento com as partes interessadas no nosso negócio, como os moradores, líderes comunitários, público interno, políticos, para mostrar o que a BRK estava fazendo para resolver a situação e levar água para à população.” O gerenciamento durou até dezembro de 2021, quando o problema foi definitavamente resolvido. O episódio se destacou como uma das mais bem-sucedidas gestões de crise do setor empresarial brasileiro.
Com mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos programados, a BRK e a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) vêm compartilhando os trabalhos no bloco de municípios beneficiados. A empresa também desenvolve cursos de aprimoramento com objetivo de ter 100% dos funcionários capacitados em normas atualizadas de segurança do trabalho. “Isso tem reflexo direto na saúde das equipes onde quer que atuem, além de promover excelência na prestação de serviços à população”, explicou o gerente de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, Alexsandro Gomes.
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