Superar e vencer
A 46ª edição do Prêmio Aberje celebra o triunfo de profissionais e empresas que souberam enfrentar o desafio de um ano marcado por adversidades inéditas
Em 2020 todos tivemos de nos adaptar a uma nova realidade. Não foi diferente com o Prêmio Aberje. Em sua 46ª edição, a mais importante premiação nacional da comunicação empresarial aconteceu em ambiente virtual. Todas as etapas foram adequadas para o formato online: o envio do projeto, a defesa pública do representante, a avaliação dos jurados, a cerimônia de entrega. E foi um sucesso: a edição bateu recorde de participação, com 306 projetos inscritos, de 279 organizações, nas cinco regiões que compõem o Prêmio.
A cerimônia, que ocorreu em 14 de dezembro, celebrou as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira, agraciou comunicadores e cases e homenageou personalidades do setor. Em um ano repleto de dificuldades, a premiação teve um sabor especial.
Como realçou Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, durante o evento, “os comunicadores de um modo geral ganharam um protagonismo inédito porque fomos para a linha de frente no combate ao coronavírus; as organizações de um modo geral olharam para a comunicação como uma questão extremamente estratégica”.
O destaque como Empresa do Ano foi para a Klabin, a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil. Candido Bracher, CEO do Itaú Unibanco (até fevereiro de 2021), foi homenageado como CEO Comunicador do Ano. O reconhecimento como Trajetória do Ano foi para Suzel Figueiredo, presidente da Ideafix Pesquisas Corporativas. Pamela Seligmann, psicóloga e professora de cursos de Comunicação Não-Violenta, foi laureada com o Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano. Em votação popular, Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi, venceu a votação popular entre os 10 Comunicadores do Ano de 2020.
Neste especial você vai conhecer os 17 cases vencedores nas 16 categorias da disputa nacional do Prêmio e as cinco Mídias do Ano (acesse o QR Code nas páginas para assistir à apresentação dos cases). No ensaio fotográfico com os comunicadores também nos adaptamos ao “novo normal”: quase todos foram retratados em home office (o ambiente de trabalho por excelência em tempos pandêmicos); uns poucos, por força de suas funções, foram clicados em suas empresas.
Assim, apesar do ano cheio de desafios e percalços, o Prêmio cumpriu seu papel: reconhecer os profissionais e organizações que contribuem para aperfeiçoar as narrativas empresariais. Como, aliás, tem feito desde 1967 e continuará a fazer nos próximos anos.
O X da questão
HBO Latin America
Todas as cores da diversidade
PepsiCo
O papel da integridade
Klabin
A Liga dos heróis da saúde
Marista Centro-Norte
Mudança de hábito
Unimed-Rio
Relembrar é viver
Natura
A sustentabilidade em construção
Gerdau
Lugar de mulher é onde ela quiser
Avon Cosméticos
Conversa franca sobre a depressão
Pfizer
A guerra para salvar vidas
Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Unidos contra a pandemia
Novartis Biociências
Acolhimento e respeito
Instituto Avon
Estreia surpreendente
FCA – Fiat Chrysler Automóveis
Quando inclusão rima com emoção
Gerdau
Novos tempos, novas atitudes
Unimed BH
Comunicação preto no branco
Klabin
Uma aula de comunicação
Suzano
Comunicadora do Ano
Carime Kanbour
Comunicadora do Ano
Cristiane Santos
Comunicador do Ano
Daniel Ramos
Comunicador do Ano
Fernão Silveira
Comunicador do Ano
Gustavo Ramos
Comunicadora do Ano
Juliana Calsa
Comunicador do Ano
Michel Blanco
Comunicador do Ano
Pedro Torres
Comunicador do Ano
Rafael Oliveira
Comunicadora do Ano
Juliana Lopes
Trajetória do Ano
Suzel Figueiredo
Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano
Pamela Seligmann
CEO Comunicador do Ano
Candido Bracher