Premio Aberje 2021
Montadora japonesa recorre aos cartuns para promover seu carro elétrico, o Nissan Leaf
Ao lançar o primeiro carro 100% elétrico no Brasil, o Nissan LEAF, a marca japonesa assumiu seu pioneirismo nesse segmento de veículos no país. A montadora, protagonista nos maiores mercados mundiais, decidiu utilizar uma arrojada estratégia de comunicação e marketing para valorizar ainda mais o modelo, cuja meta inicial era bolar uma história em quadrinhos que não se limitasse ao estilo de conteúdo, algo destinado a elaborar roteiros inéditos alusivos ao Nissan LEAF. As mensagens e os valores corporativos precisariam aparecer de maneira orgânica para que o contexto fosse preservado e levasse entretenimento aos leitores.
O case eComics by Nissan foi um trabalho conjunto entre uma das agências de produção e eventos da marca, a Innova, e a equipe de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil. Como seriam quadrinhos, era necessário encontrar artistas especializados na criação do gênero. Foram definidos alguns critérios seletivos. Os quadrinistas a ser escolhidos dependeriam do aval de quem entendesse de uma arte refinada, mas não simplesmente aprovados pela ótica das estrelas ou celebridades.
O propósito era proporcionar chances para talentos fora dos lugares-comuns. Como a Nissan é japonesa, pensou-se que a empresa investiria somente em um mangá, estilo tradicional na cultura do Japão. Entretanto, se o DNA da montadora pesa no fiel da balança, o mesmo critério se aplica à percepção da diversidade.
O pano de fundo da estratégia seria comprovar, por meio dos quadrinhos, que a Nissan assume variados estilos. Concluiu-se que não seria apenas uma história, mas três. Cada artista utilizaria um estilo diferente, que poderia incluir mangá, para mostrar a ligação com a origem da marca, mas também deveria explorar outros gêneros artísticos. Foram então selecionados os três quadrinistas que transformariam em realidade o projeto eComics by Nissan: Vitor Caffagi, Fábio Yabu e Ângelo Mokutan.
Originalmente seriam impressos 500 exemplares da revista. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, como os colaboradores da Nissan do Brasil permaneciam em home office, o que dificultou temporariamente as tarefas voltadas à divulgação, decidiu-se recorrer a estratégias digitalizadas por e-mail e WhatsApp. Além disso, a fim de aumentar a atratividade dos conteúdos, a campanha desenvolveu um hotsite (www.ecomicsnissan.com.br) com detalhes do projeto, biografia dos autores e até esboços dos desenhos. Posteriormente também haveria espaços para histórias completas.
O agravamento da pandemia levou a ajustes estratégicos, como a disponibilização da versão em PDF e uma tiragem impressa de 300 unidades exclusivas em formato gibi da sofisticada revista. Os gastos totais ficaram aquém dos 400.000 reais inicialmente previstos, e, apesar dos desafios impostos pelo contexto, o projeto eComics by Nissan superou todas as expectativas e se mostrou um sucesso.