Premio Aberje 2021
SESC Pantanal contou o enredo de brigadistas que lutaram contra o fogo para salvar um dos mais ricos biomas do planeta
A mobilização de pesquisadores, comunidades, ONGs, instituições e fazendeiros para proteger o Pantanal, logo após o pior incêndio no bioma, registrado em 2020, é o enredo do documentário Heróis do Fogo 2 – Rede Unida pelo Pantanal, vencedor do Prêmio Aberje 2021 na categoria Mídia Audiovisual. O filme traz 13 depoimentos interligados pelos primeiros passos da recuperação do Pantanal e pela união com foco na prevenção e no combate a incêndios florestais.
Muitas frentes de trabalho atuaram nesse período após o fogo, e o documentário, com 29 minutos de duração, apresenta relatos de algumas delas, mais especificamente no Pantanal de Poconé e Barão de Melgaço, em Mato Grosso: Polo Socioambiental SESC Pantanal, Sindicato Rural de Poconé, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, SOS Pantanal, Ampara Silvestre, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Projeto Aquarela Pantanal e Grupo de Estudo em Vida Silvestre (GEVS).
A preparação e a articulação formadas para evitar um novo desastre, em um ano que se anunciava ainda mais árido, contribuíram para a redução dos focos na temporada da seca de 2021. A preocupação nos cuidados com o Pantanal fica nítida no decorrer da obra, mas é só o primeiro passo, como destaca a superintendente do Polo Socioambiental SESC Pantanal, Christiane Caetano: “Hoje vemos todos trabalhando juntos, mobilizados para cuidar do Pantanal, pois esse é o ponto comum, independentemente das diferentes atuações na área. Muito já foi feito, e ainda podemos avançar mais, principalmente com políticas públicas que tenham como objetivo a conservação do bioma e de sua abundante biodiversidade. O Pantanal é resiliente, mas tem um limite, e é preciso cuidar desse futuro agora”.
O primeiro documentário Heróis do Fogo, lançado em 2020 também no Dia do Pantanal, aborda o trabalho da Brigada SESC Pantanal para combater o pior incêndio na RPPN e do grupo de pesquisadores que levantava dados do impacto de tal evento. Esse momento após o fogo em todo o bioma envolveu muito empenho e estratégia e precisava ser documentado, declara a superintendente. “Todo esse preparo, fortalecimento e união foi construído ao longo de um ano e é fundamental para a conservação do Pantanal. É um trabalho contínuo em todos os ciclos do bioma.”