LATAM

Case: Longe, mas juntos – a Comunicação 360º da LATAM na pandemia de Covid-19

Categoria: Multipúblicos

Companhia aérea fez campanha para desencorajar os clientes a viajar de avião, apesar dos riscos que o isolamento social representava para a sobrevivência da própria empresa

Quando a Covid-19 assolou o Brasil e o mundo, o setor aéreo foi um dos primeiros a ser afetados. Mas, em um cenário de paralisação quase total, a companhia aérea Latam Airlines adotou estratégias para preservar a própria estrutura – e, principalmente, sua reputação. O número de voos, que chegava a 750 por dia antes da pandemia, caiu 95%. Apenas 10% dos colaboradores tinham ocupação. Mesmo assim a empresa recomendou que os clientes não saíssem de casa. “Nosso principal objetivo foi mostrar que, apesar dessa crise mundial, não iríamos nem poderíamos parar totalmente”, diz a gerente de Marketing Amira Ayoub. “Resgatamos nosso compromisso de fazer o mundo seguir sonhando e reforçamos o nosso propósito maior, que é gerar conexão humana e genuína com nossa marca.”

Foi então que a empresa resolveu mudar o slogan “Juntos mais longe” para “Longe, mas juntos”. A criação foi da agência Graphene (WMcCann + E/OU-MRM), agência da holding IPG. Ao final da mensagem, destaca seu compromisso e inverte a assinatura, enfatizando a necessidade de solidariedade diante de um momento tão delicado – manteve o transporte de profissionais de saúde e das famílias retidas no exterior para que voltassem às respectivas origens.

Em 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a pandemia, os países iniciaram o fechamento das fronteiras, inclusive para destinos mundiais estratégicos. De uma hora para outra houve cancelamentos de voos internacionais, as aeronaves ficaram estacionadas nos aeroportos, e a Latam se viu no meio de uma turbulência sem precedentes. O cenário positivo se transformou em uma crise interna. De pronto, decidiu-se unir ainda mais as frentes de comunicação e sustentabilidade.

Afinal, o contratempo era algo inédito na história da empresa, que recorreu a urgentes medidas para monitorar a crise. E, com o Avião Solidário, a Latam transportou gratuitamente 200 milhões de vacinas. Ou 64% da totalidade distribuída pela aviação no país. As duas doses beneficiaram mais de 100 milhões de brasileiros. A julgar pela drástica redução atual no número de mortes, valeu a iniciativa.