DOSSIÊ COMUNICAÇÃO E SAÚDE MENTAL
O PODER DA PALAVRANa nova ordem em que cuidar de funcionários e da comunidade é também uma estratégia de negócios, empresas já colecionam iniciativas de comunicação para fomentar a saúde mental – e combater o tabu em torno do temaBEM-ESTAR É GOVERNANÇAA preocupação com a saúde psicológica dos colaboradores tem levado as empresas a investir em programas para preparar lideranças e engajar funcionáriosCOMUNICAÇÃO CONSCIENTEDiálogo entre colaboradores e empresas, escuta ativa e autoconhecimento são fatores essenciais para a manutenção da saúde e o bom desempenho dos profissionais. Porém, mais do que o discurso, é preciso colocar as ações em práticaTHINK TANK
CONTATOS MAIS HUMANOSCom a pandemia, a comunicação interna das empresas precisou mudar rapidamente. Gabriel Kessler, CGO da Dialog.ci, e Regina Maia, diretora de Comunicação do Grupo Carrefour, levantam os pontos mais importantes sobre a humanização da área em tempos de digitalizaçãoPARA ALÉM DO CAPITAL ÉTICOA ética passou a ser essencial para a existência do negócio. Ágatha Camargo Paraventi, pesquisadora de comunicação e ética organizacional, e Malu Weber, diretora sênior de Comunicação Corporativa da Bayer, explicam por que essa mudança faz bem ao futuro das empresasRELAÇÃO DE CONFIANÇAA reputação das marcas tornou-se seu maior ativo. Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, e Raul Santahelena, head de Narrativa de Marca do Itaú, falam sobre como construí-la, como mantê-la e da importância do profissional de comunicação nesse contextoO LÍDER E O NOVO MUNDO DO TRABALHOA pandemia trouxe diversas mudanças para o modo de funcionamento das companhias. Renata Petrocelli Bezerra Paes, superintendente de Comunicação da Eletrobras, e Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa e Reputação da Arcos Dorados, contam como elas se refletiram no mundo do trabalho e na atuação da liderançaO TEMPO DO SLOW CONTENTDiante da aceleração da digitalização do dia a dia por causa da pandemia, o slow content surgiu para tornar o conteúdo mais profundo e criativo e desacelerar a rotina. Adolfo Corujo, sócio e Chief Strategy and Innovation Office da LLYC, e Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil, conversam sobre seus usos e vantagensCONTEÚDO PROPRIETÁRIO FEITO SOB MEDIDACada vez mais as marcas estão produzindo conteúdos próprios focados em seus públicos. Betina Roxo, head de Conteúdo Digital da XP, e Lucas Reis, CEO da Zygon AdTech & Data Solutions e pesquisador de Big Data no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, discorrem sobre a importância e as implicações dessa estratégiaESG PRECISA SER LEVADO A SÉRIOPriscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen, e Gil Maranhão Neto, diretor de Estratégia, Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie, discutem os principais tópicos, as críticas e o papel da comunicação diante do temaESTANTE
O PENSAMENTO COMO ATO DE LIBERDADEDuas visões sobre a nova biografia do filósofo francês Denis Diderot, assinada por Andrew CurranA ESCOLHA DOS COMUNICADORES DO ANOOs vencedores do Prêmio Aberje 2021 indicam livros que consideram essenciais para a formação de um bom profissionalPRÊMIO ABERJE 2021
PRÊMIO ABERJE 2021Em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, o 47º Prêmio Aberje reconheceu o esforço de profissionais que mostraram a força da comunicaçãoPESQUISA
EDUCAR PARA COMUNICARA apresentação da pesquisa elaborada pela Anbima e pela Aberje mostrou que investir na educação é um dos caminhos para vencer um dos muitos desafios da comunicação no mercado financeiro
Anunciantes da edição 109: