Os cases que fizeram a diferença
PEPSICO
projeto:
Doritos® rainbow: colorir as diferenças
categoria:
Diversidade de inclusão
Todas as cores da diversidade
Para inspirar o consumidor a ser autêntico e verdadeiro com sua essência, a PepsiCo fez campanha voltada à comunidade LGBTQI+
Hugo CiloPara valorizar a diversidade e potencializar a causa LGBTQI+, a marca Doritos, do grupo PepsiCo, tem intensificado suas iniciativas “for the bold” (para os corajosos). Parte dessa estratégia nasceu há cerca de quatro anos, com a edição especial Doritos Rainbow, que partiu do design thinking, desde a concepção de produto até a comunicação e o impacto positivo na sociedade, com a embalagem e o produto trazendo as cores do arco-íris, alusão à bandeira do movimento. Durante dois anos, as campanhas com alto impacto – não só do ponto de vista de visibilidade, mas de doações a ONGs que apoiam a comunidade – se concentraram em junho, mês do Orgulho LGBTQI+. Em 2019 a ideia foi dar visibilidade à causa não somente nesse período, mas expandir a plataforma de diversidade para além da comunidade LGBTQI+. Assim, com o slogan “Nada é mais Bold do que ser você mesmo”, o Doritos Rainbow se tornou o snack oficial do Rock in Rio, que aconteceu entre 27 de setembro e 6 de outubro.
Focado no público jovem, o conceito #ColoRiR foi criado especificamente para o festival, levantando a bandeira de unir todas as cores e todos os públicos no evento musical, com a mensagem oficial “É mais do que unir cores, é unir diferenças”. Uma grande – e diversa – equipe participou do desenvolvimento e da execução da campanha, cujo investimento foi de 20 milhões de reais.
Segundo a PepsiCo, o objetivo de dar espaço para a diversidade foi alcançado. Os números da campanha evidenciam a presença nos principais veículos de comunicação do Brasil e nas mídias sociais: 902 matérias veiculadas na imprensa, mais de 566 milhões de reais em valor publicitário no país, participação orgânica de 370 influenciadores com 2.375 posts em mídias sociais. Nos sete dias de festival, mais de 40 mil pessoas visitaram o estande da PepsiCo.Porém, mais do que apenas números, a estratégia de Doritos Rainbow garantiu que as mensagens-chave de diversidade e inclusão ganhassem destaque no Brasil.
A campanha de 2019, vencedora do Prêmio Aberje 2020 na categoria Diversidade e Inclusão, foi um passo para consolidar Doritos como a marca que tem propriedade para falar de diversidade e, principalmente, defender a causa LGBTQI+.