05 de abril de 2021

A campanha #IsoladasSimSozinhasNão destaca questões relacionadas a empoderamento feminino e enfrentamento da violência contra mulheres e meninas

Hugo Cilo

Endossada pela Avon e pela Natura, ambas integrantes do grupo Natura &Co., a campanha do Instituto Avon #IsoladasSimSozinhasNão foi estruturada após o brusco aumento dos casos de violência doméstica diante do isolamento imposto pela pandemia e teve alcance global. O objetivo da ação foi ampliar a conscientização e o engajamento das pessoas na prevenção e no enfrentamento da violência contra mulheres e meninas.

A estratégia foi formada por três fases. A primeira, a visibilidade sobre o aumento da violência doméstica durante o confinamento. A segunda, a orientação e o referenciamento dos serviços disponíveis para aquelas que sofrem agressão e dicas engajadoras sobre como atuar como parte da rede de apoio para elas. A terceira, e última, as ações de advocacy convocando autoridades a tomar medidas urgentes para reduzir danos do isolamento na vida e no bem-estar de mulheres e meninas.

Entre as ações levadas a cabo em 2020, as marcas, em parceria com coletivos audiovisuais de todo o Brasil, projetaram imagens com mensagens de apoio como um convite para que vizinhas, amigas e familiares atentem para a vida de mulheres que possam estar sofrendo violência doméstica. Em São Paulo, com o apoio do Governo do Estado, as projeções ocorreram em pontos turísticos como Pinacoteca, Museu da Língua Brasileira e Casa das Rosas. As imagens foram também projetadas em Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

Para Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, a situação se tornou ainda mais evidente durante o último ano de isolamento social. “Há mulheres e meninas sujeitas à violência doméstica atualmente confinadas no mesmo lugar com seu agressor o dia todo. #IsoladasSimSozinhasNão é um projeto que visa a apoiar mulheres vítimas de violência doméstica, seu entorno, seus vizinhos, seus familiares e amigos e fornecer ferramentas para acolhê-las neste momento de isolamento social”, explica. A campanha foi premiada no Prêmio Aberje na categoria Sociedade. “Este reconhecimento [da Aberje] vem para corroborar a importância da comunicação como vetor de transformação social no momento em que mais precisamos”, diz Daniela.