Premio Aberje 2020
A Gerdau lançou em Minas Gerais uma casa feita a partir de coprodutos de mineração, provando que o setor imobiliário pode acelerar seu crescimento dentro dos mais novos conceitos de economia circular
Hugo CiloO desenvolvimento econômico pode estar em plena sintonia com as melhores práticas de preservação ambiental e de uso consciente de matérias-primas. A Gerdau tenta provar essa tese a partir do projeto “Casa Sustentável”. A companhia lançou em Ouro Branco (MG) a primeira casa construída a partir de coprodutos de sua operação de mineração. A construção integrará os equipamentos de educação ambiental do Programa Gerdau Germinar, apresentando ao público novos conceitos de sustentabilidade aplicados à atividade minerária e ao conceito de economia circular na habitação – um dos novos territórios de investimento social da Gerdau.
A Casa Sustentável da Gerdau foi o case vencedor do Prêmio Aberje 2020 na categoria Sustentabilidade Organizacional. A tecnologia pioneira, desenvolvida em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), viabilizou a produção de blocos, argamassa e piso drenante, entre outros produtos de construção, com rejeitos de minério de ferro, uma solução que pode transformar a gestão de resíduos da mineração no futuro.
Essa tecnologia oferece novas alternativas que ajudarão a tornar mais sustentável a atividade minerária. O reaproveitamento dos coprodutos, oriundos do beneficiamento do minério de ferro, está alinhado ao futuro da atividade no país, pois contribui para a diminuição da demanda por barragens e a criação de novas fontes de geração de renda para as empresas e as comunidades.
Ao todo, cerca de 30 pessoas se dedicaram ao desenvolvimento da tecnologia e à execução da obra. A casa de 48 metros quadrados e sete cômodos seguiu os pré-requisitos do programa federal Minha Casa Minha Vida. É o desdobramento de um projeto do premiado arquiteto Gustavo Penna, que buscou alternativas para combinar design e o melhor aproveitamento dos recursos naturais.
Para Wendel Gomes, diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, a Casa Sustentável representa um avanço importante para os desafios da mineração no Brasil e no mundo. “Essa iniciativa, ainda em modelo experimental, é a prova de que com investimento e tecnologia é possível transformar o que era desafio do setor em novas oportunidades para as empresas e para a comunidade em geral”, afirma.