Premio Aberje 2020
O Marista Centro-Norte, uma das três unidades administrativas Maristas no Brasil, criou uma estratégia inédita para lidar com a pandemia e transmitir informações corretas para os alunos e familiares
Hugo CiloO contexto da pandemia, com alto nível de contágio e pouco conhecimento sobre o desenvolvimento da doença, obrigou a comunidade escolar a criar maneiras de ensinar sobre a doença e como os jovens podem evitar o contágio pelo coronavírus. Assim, no dia em que foi anunciado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, ainda antes do fechamento das escolas, o grupo educacional Marista Centro-Norte lançou a campanha de prevenção Liga Marista dos Cuidados Diários.
Por meio de uma linguagem amigável, crianças, adolescentes e jovens foram estimulados a ser protagonistas – e heróis – da história ao colocar em prática cada medida de prevenção.
A campanha foi subdividida em três fases de comunicação: pré-quarentena, quarentena e pós-quarentena. Na fase pré-quarentena, em um cenário de desinformação e medo, o objetivo era informar e acalmar os estudantes e familiares. Para apoiar na disseminação da mensagem, os conteúdos também foram explorados no ambiente online.
Na fase da quarentena, com colégios fechados, aulas remotas e crianças e adolescentes em casa, o objetivo era apoiar as famílias com as medidas de prevenção, estimular os cuidados na residência e manter o vínculo com as crianças e seus familiares. Os estudantes foram envolvidos e estimulados a gravar vídeos em casa com as medidas de prevenção. Os professores, também associados a heróis, tiveram de reinventar a forma de educar.
Na fase pós-quarentena, à medida que os decretos de volta ao ensino presencial foram sendo publicados, a campanha contribuiu para disseminar as medidas preventivas do protocolo de retorno, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, dentre outros. Tudo isso parece ter dado certo. Enquanto a média nacional de cancelamentos de matrículas foi de 60%, segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares, no Marista Centro-Norte o índice ficou em 17,7%. “A campanha cumpriu com o papel de conscientizar os estudantes Maristas a respeito das medidas de prevenção contra esse inimigo invisível, além de ter muita visibilidade na imprensa, cumprindo também com um papel social”, avalia Irene Elias Simões, gerente de mercado do Marista Centro-Norte.