Apresentado por:

Apoio de mídia:

 

ESG: um novo horizonte para finanças e negócios

Quais são os impactos reputacionais, econômicos e comunicacionais em um novo paradigma de negócios que leva em consideração questões ESG (Ambiental, Social e de Governança).

 

ESG é a tentativa do mercado financeiro global de incorporar critérios ambientais, sociais e de governança na gestão de portfólio dos investidores. Trata-se de uma reorganização completa da estrutura e governança corporativa, de forma a alinhar suas práticas a esse novo interesse acionista. No horizonte, a promessa de um capitalismo sustentável e inclusivo.

Este episódio irá explorar quais são os impactos para a reputação, economia e comunicação neste novo paradigma.

 

Você pode assistir às palestras a qualquer momento e enviar suas questões até o dia 26 de maio. As perguntas serão selecionadas e respondidas em um webinar ao vivo no dia 28  de maio, às 9h30 (horário de Brasília), no canal da Aberje no YouTube.

 

Os webinars já estão disponíveis!

 

https://www.youtube.com/watch?v=Rk3OMxbo850

Robert Patalano, Chefe em exercício da Divisão de Mercados Financeiros da OCDE

Para analisar o papel das finanças na transição a uma economia mais verde, a OCDE realizou uma série de estudos. O chefe da divisão de mercados financeiros, Robert Patalano, nos apresenta os principais resultados. Um dos problemas apontados é a pouca convergência entre os principais ratings ESG no mercado, a consequência é que ainda falta de clareza a respeito do que significa uma empresa com um score ESG alto. Outro estudo focou no pilar E e os resultados foram ambíguos: por um lado, há indícios de que empresas com scores E reconheçam de modo mais transparentes as questões climáticas e que invistam mais em projetos de P&D ligados ao meio ambiente; por outro, essas empresas ainda possuem uma pegada de carbono alta. A grande lição desses estudos é que a integração ESG ainda é um processo em curso, com diversos pontos a serem aprimorados.

https://www.youtube.com/watch?v=zE5qc0CkAA0

Gabriela Gutierrez-Huerter, especialista em Gestão Internacional do King’s Business School

A professora do King’s College London, Gabriela Gutierrez apresenta os resultados de sua pesquisa sobre as práticas de reporte em subsidiárias de multinacionais a partir de um enfoque transnacional. Ela separa os resultados em três blocos. As boas notícias são de que questões ESG já são reconhecidas e fazem parte das práticas de reporte da maior parte das corporações ao redor do mundo. Ela também aponta que o Brasil é um dos líderes na adoção dessas práticas e que reportar boas práticas ESG faz parte da estratégia de multinacionais de economias emergentes para ganhar mercado em economias desenvolvidas. Dentre as más notícias é que pode haver dificuldades no alinhamento entre valores ESG e valores e práticas locais, o que pode gerar problemas de acurácia e confiabilidade nos dados. Por fim, há o lado desagradável do ESG, com práticas de greenwashing e a falta de transparência nos reportes, uma vez que as empresas tendem a focar unilateralmente nas iniciativas e resultados positivos, deixando de fora os impactos negativos. Gabriela finaliza o vídeo com algumas considerações sobre passos em direção a um novo paradigma de reporte ESG.

https://www.youtube.com/watch?v=roU7OTPs2aQ

Keyvan Macedo, Diretor de Sustentabilidade da Natura &Co

O Diretor de Sustentabilidade da Natura &Co conta um pouco da história da empresa, com o foco na preservação do bioma amazônico e de valorização das práticas e conhecimentos tradicionais da região. O modelo de negócio do grupo, baseado na gestão integrada que une performance financeira, ambiental e social, assim como a necessidade da sustentabilidade permear toda a organização, também são comentados por Keyvan Macedo, que ainda discute o que se espera das empresas hoje e o atual estágio da mensuração e reporte nos campos ambiental e social. Ele finaliza comentando o Compromisso com a vida, a visão de sustentabilidade do grupo para os próximos 10 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=13kxMKPcxfM