Aberje em parceria com a Abag lançam Lab de Comunicação para o Agronegócio
O lançamento do Lab de Comunicação para o Agronegócio Aberje/Abag, patrocinado pela Bayer, realizado no último dia 2/9, em São Paulo, teve auditório lotada e foi à primeira iniciativa de debater temas em torno da comunicação no setor e estimular a troca de experiências.
Hamilton dos Santos (Diretor Geral da Aberje) fez a abertura de lançamento do Lab de Comunicação para o Agronegócio e ressaltou importância de discutir esse tema para o setor. Adiantou também, que entre 2019 e 2020 serão discutidos pelo Lab 12 temas para melhorar a reputação do agronegócio brasileiro por meio da comunicação como: estratégia, verdade, conteúdo clareza, diplomacia, colaboração, diversidade, comunidade, governo, informação, segurança, memória.
Na sequência Paulo Nassar (presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP), fez uma apresentação sobre “memória” um dos temas que será discutido no futuramente pelo Lab e ressaltou: “A memória histórica diz muito sobre a empresa, o passado é o ponto de partida para ações futuras”.
Foi apresentada também, a pesquisa inédita A Comunicação do Agronegócio no Brasil, que mapeou a estrutura de comunicação das principais empresas do setor no país e servirá de base para as ações da Aberje e certamente, também, será uma ferramenta para nortear aqueles que pretender entender e melhorar a comunicação nesse setor.
O evento dividido em duas mesas redondas, a primeira com a participação de Marcello Brito (Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio), Deputado Alceu Moreira (Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária), Deputado Zé Silva (Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural), e com mediação de Nicholas Vital (Head de Conteúdo da Aberje e Curador do Lab de Agronegócio) discutindo o tema: agronegócio, comunicação, poder e sociedade.
O tema da segunda mesa abordou comunicação, imprensa e agronegócio e contou com as participações de Paulo Pereira (Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer), Leandro Narloch (Colunista da revista Crusoé), Juliana Lopes (Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi) e Gislaine Balbinot (Gerente de comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) como mediadora.
Em ambas as mesas debatedoras o enfoque foi o uso da comunicação de forma eficaz e seus desafios para desmistificar o agronegócio e sua visão destorcida perante o público dos grandes centros urbanos e consequentemente, melhorar a sua imagem e reputação.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em parceria com Pacto Global da ONU, Aberje realiza workshop Missão COP30 para comunicadores
- Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG explora desafios e oportunidades da Comunicação Interna
- Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemãoLeila Gasparindo Radar Employer Branding: a marca empregadora sob a ótica da comunicação integradaCarina Almeida Paris 2024: Um novo pódio para a diversidadeElizeo Karkoski A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional