EVENTOS
Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação brasileira
SOBRE
A comunicação interna se consolida cada vez mais como uma disciplina indispensável do universo da comunicação empresarial. Com o objetivo de contribuir para a geração de novos conhecimentos para o campo, a Aberje, em parceria com o IoIC – Institute of Internal Communication (Instituto de Comunicação Interna), do Reino Unido, desenvolveu uma tradução e adaptação do “Profession Map”, que mapeia as principais competências e comportamentos do profissional de Comunicação Interna na atualidade.
A adaptação teve a liderança da Professora da Escola Aberje de Comunicação, Cynthia Provedel, que conduziu conversas em grupo com profissionais de diferentes níveis e especialistas em C.I., todos associados à Aberje. Os grupos analisaram e refletiram sobre os diferentes aspectos presentes na versão britânica do Mapa, e avaliaram sua aplicabilidade na realidade dos profissionais brasileiros.
Esse processo de escuta teve como resultado o “Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação brasileira”, que traz adaptações que consideram a realidade local e ampliam a visão sobre a profissão, incluindo novos conhecimentos, habilidades e atitudes mapeados ao longo da escuta.
Sem o objetivo de esgotar o tema, o Mapa propõe um exercício de reflexão, abrindo a possibilidade para atualizações, a partir de estudos complementares, uma vez que os desafios e oportunidades são crescentes em torno da atuação do profissional de comunicação interna na contemporaneidade e, portanto, demandam um olhar constante para este tema.
Cynthia Provedel
Professora em programas de especialização da Escola Aberje e da ESPM
Mais de 18 anos de experiência em organizações de varejo, farmacêutica, telecomunicações liderando temas como Comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano. Professora em programas de especialização em Comunicação, é também fundadora da Caminho do Meio – consultoria em Comunicação Interna e Desenvolvimento Humano & Organizacional. Mestre em comunicação, também possui Certificação Internacional em Segurança Psicológica e Especialização em Gestão das Emoções nas Organizações pelo Instituto Albert Einstein.
Rozália Del Gáudio
Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, onde também obteve o Master em Sociologia e Antropologia; mestre em Administração de Empresas e graduada em Jornalismo, pela UFMG. Desenvolveu sua carreira em Comunicação Empresarial desde 1993, em empresas como Vale, Grupo Votorantim, C&A e McDonald´s. Atualmente é diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza, e professora no MBA de Gestão da Comunicação da ABERJE/ESEG. Co-autora do livro “Sem Megafone, com Smartphone, práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”, editado pela ABERJE em 2017, com edições também em Inglês e Espanhol, e autora de artigos acadêmicos sobre comunicação, gestão e sustentabilidade. Dedica-se ainda à Fotografia como expressão de arte e registro da vida.
Elizeo Karkoski Pereira
Sócio-Diretor na P3K Comunicação
Sócio-Diretor na P3K Comunicação, agência especializada em comunicação Interna estratégica e Endomarketing. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Pós graduado em Design. Na Aberje teve participações como Jurado do prêmio Aberje e Membro do Comitê de Comunicação com Empregados.
Claudia Sérvulo de Cunha Dias
Consultora de Comunicação Estratégica e ESG
É graduada em Direito pela Universidade Católica de Santos e tem especialização em Psicologia pela USP e em Gestão Estratégica da Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Engenharia e Gestão/ABERJE. Com mais de 20 anos de experiência, foi responsável pela Gerência de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social do Grupo Solví na América Latina, tendo ainda atuado como coordenadora de projetos das Nações Unidas no Brasil e na Bósnia-Herzegovina e em diversas áreas executivas e de assessoria no âmbito da gestão pública municipal e federal. Desde 2018, na Novartis Brasil, já liderou a área de comunicação da Divisão de Farma, a área da comunicação de produtos e da comunicação interna enterprise, tendo, também, implementado o núcleo de comunicação digital do grupo, liderado esforços de ESG, lançando as redes sociais locais e recebido, em nome do time, o Prêmio Aberje de Comunicação Interna, na categoria nacional, no ano de 2020. Atualmente, dedica-se à mentorias profissionais e de impacto social e à consultorias.